Ministério da Saúde diz que vacinas da Janssen congeladas no DF são seguras
Lote da farmacêutica chegou congelada e sem condições de aplicação. Pasta vistoriou o lote e garantiu que elas ainda podem ser usadas
04/07/2021 11h14
O Ministério da Saúde informou, na noite do último sábado (3), que as vacinas da Janssen que chegaram congeladas ao Distrito Federal não estragaram, são seguras e podem ser usadas normalmente.
Em um lote entrega na capital do Brasil, o governo local informou que 40,1 mil doses da vacina da Janssen estavam congeladas e sem condição de uso. A constatação levou as autoridades sanitárias regionais a colocarem o lote em quarentena.
Leia também: Bolsonaro critica violência durante manifestação em São Paulo: “nunca foi por saúde”
Na nota, o ministério frisou que o governo regional reportou apenas 2.880 doses fora da temperatura adequada. O carregamento foi checado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). A conclusão foi a de que a temperatura não influenciou a qualidade dos imunizantes.
Ainda não foi informado quando essas doses estarão disponíveis para a população. Vale lembrar que o imunizante da Janssen é dose única e requer apenas uma aplicação para a imunização completa.
REDES SOCIAIS