O Estação Livre, desta sexta-feira (9), fala sobre o interesse dos jovens brasileiros de deixarem o país. Essa ação é chamada de fuga de cérebros. O programa inédito vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.
Apresentada por Cris Guterres, a edição recebe a empresária Sauanne Bispo e a educadora Eliane Leite para conversar sobre a falta de perspectiva de encontrar trabalho no Brasil e os caminhos de conquistar oportunidades de estudo no exterior.
Reportagens
O programa conta com uma reportagem sobre o estudo feito pelo Atlas das Juventudes, que aponta uma grande vontade entre os jovens entre 15 e 29 anos em deixar o Brasil por falta de perspectivas profissionais. Em seguida, demonstra como alguns colégios se articulam para diminuir a defasagem escolar entre brancos e negros e começam a se envolver intensamente na missão de aumentar o número de jovens negros e indígenas em suas instituições de ensino.
Nesta mesma linha, uma das reportagens foca na organização de ONGs, como o Instituto Sol, que viabiliza o acesso às bolsas de estudo para jovens de baixa renda em parceria com escolas particulares.
O Estação Livre também apresenta o programa Jovens Embaixadores, projeto da embaixada dos Estados Unidos para alunos do ensino médio público, através da experiência de Wesley Oliveira, que fez um intercâmbio nos Estados Unidos em 2003 e hoje é assessor cultural no Consulado estadunidense em São Paulo.
Leia também: Covid-19: Calendário de vacina em SP deve ter nova antecipação, diz governo; José Serra é submetido a cateterismo e colocação de stent cardíaco em São Paulo
REDES SOCIAIS