Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Governo de São Paulo
Reprodução/Flickr Governo de São Paulo

Uma greve de trabalhadores afeta ao menos quatro linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na manhã desta quinta-feira (15) em São Paulo. O Metrô funciona normalmente.

Convocada por sindicatos de ferroviários do estado, a paralisação foi decidida na noite da última quarta-feira (14), depois que uma audiência realizada entre os sindicatos e o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP) acabou sem acordo entre os ferroviários e o empregador.

"O movimento surgiu diante da grande insatisfação dos ferroviários diante da total falta de respeito da direção da CPTM (e do governo do estado) ao encerrar as negociações do acordo coletivo 2021/22, sem a proposta de reajuste salarial, pelo segundo ano consecutivo, como também do não cumprimento do acordo do PPR 2020 (Programa de Participação nos Resultados), deixando de pagar as parcelas previstas para 31 de março e 30 de junho/21 que acabou em calote", diz o comunicado do sindicato dos ferroviários de SP.

Veja a situação das linhas da CPTM nesta manhã:

Linha 7 – Rubi: funcionamento parcial (trens circulam no trecho entre a estação Palmeiras-Barra Funda e a estação Caieiras)

Linha 8 – Diamante: funcionamento parcial (trens circulam no trecho entre a estação Palmeiras-Barra Funda e a estação Barueri)

Linha 9 – Esmeralda: paralisada

Linha 10 – Turquesa: paralisada

Linha 11 – Coral: operação normal

Linha 12 – Safira: operação normal

Linha 13 – Jade: operação normal

Não há ainda informações sobre o número de ferroviários que aderiram à paralisação. A CPTM afirmou que não vai haver acionamento do sistema PAESE, de ônibus, porque as linhas atingidas fazem trajetos muito grandes. A companhia informou apenas que pediu reforço da frota municipal para a SPTrans.

Em nota, a CPTM disse lamentar a decisão dos sindicatos e afirmou ter a seu favor uma decisão da Justiça do Trabalho "que determina a manutenção de 80% dos trabalhadores no horário de pico e 60% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$100 mil".

"A empresa também irá operar com um plano de contingência para atender a todos que precisam do transporte, principalmente aos que trabalham em serviços essenciais. As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade operarão normalmente nesta quinta-feira", diz a nota.

Segundo a CPTM, a situação dos trens será permanentemente atualizada ao longo da quinta-feira em suas redes sociais e no site da empresa.

Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta quinta-feira (15):

Leia também: Manhattan Connection: Reveja o programa com Alessandro Vieira, Gisele Fetterman e Roberto SimonAlessandro Vieira diz que embate entre Lula e Bolsonaro nas eleições é “disputa de egos”