Notícias

Testes sorológicos não são parâmetro para checar imunidade contra o novo coronavírus

Em nota, o Governo de São Paulo alerta que o exame de anticorpos não está ligado à resistência do indivíduo à Covid-19


22/07/2021 11h09

Em nota publicada na última quarta-feira (21), o Governo do Estado de São Paulo afirmou que os testes que medem os anticorpos não servem para avaliar a proteção do indivíduo contra o novo coronavírus.

O texto aponta que “com o avanço da imunização contra a Covid-19 no Brasil, muitas pessoas já vacinadas se perguntam se adquiriram anticorpos e se estão protegidas contra o novo coronavírus. Para isso, há quem recorra ao teste sorológico. Entidades médicas e órgãos de saúde nacionais e internacionais, no entanto, alertam que testes sorológicos não devem ser utilizados para determinar se um indivíduo vacinado está ou não protegido contra a Covid-19.”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um parecer sobre o assunto em junho, no qual alerta que a finalidade dos exames sorológicos não é medir a proteção imunológica contra o vírus. “Não existe, até o momento, a definição da quantidade mínima de anticorpos neutralizantes”, destaca a nota.

Leia mais: Bolsonaro confirma Ciro Nogueira na Casa Civil e recriação de Ministério do Trabalho

Em estreia na Olimpíada de Tóquio, seleção masculina de futebol bate a Alemanha por 4 a 2

Nos Estados Unidos, as autoridades sanitárias, representadas pela Food and Drug Administration (FDA), também emitiram um comunicado para esclarecer a discussão. Segundo o texto, esse tipo de teste identifica se houve o contato do indivíduo testado com o vírus, mas para identificar os resultados nas pessoas vacinadas é preciso de mais estudos.

Sorologias negativas não indicam falta de proteção, pois alguns indivíduos podem não apresentar soroconversão, embora apresentem algum grau de imunidade celular”, diz a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

“É importante saber ainda que cada organismo responde de forma diferente e que os testes não são capazes de avaliar todos os mecanismos de defesa proporcionados pelas vacinas”, completa o governo paulista na nota.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças