O Banco Mundial divulgou um relatório apontando que a crise econômica causada pela pandemia do coronavírus deve causar efeito negativo no mercado de trabalho brasileiro por 9 anos. Novas oportunidades de emprego e salários serão os mais afetados.
O estudo aponta que o impacto será maior entre os trabalhadores sem nível superior. O aumento da informalidade e a redução no pagamento serão sentidos. No entanto, quem é formado também será afetado com baixos salários e falta de oportunidade no mercado.
Leia Mais: Centrão considera fundir PSL, DEM e PP e pode se tornar maior sigla do Congresso
São mais de 14,8 milhões de brasileiros desempregados, cerca de 14,7% da população. O número de pessoas que desistiram de procurar trabalho também é alto, 6 milhões.
O professor da FEA-USP, Hélio Zylberstajn, afirma que para contornar a situação, é necessário criar um fundo para ajudar quem está na procura por serviço. Além disso, Zylberstajn explica que é também importante investir em qualificação de mão de obra por meio da educação, já que os novos empregos estarão em empresas que demandam inovação.
Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta quinta-feira (22):
Leia Também: Quatro milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada
REDES SOCIAIS