Butantan estuda imunidade de longo prazo em Serrana (SP) após vacinação em massa
Nova etapa do Projeto S começa neste sábado (24); pesquisadores vão coletar amostras de sangue de pessoas imunizadas na cidade para avaliar impacto da vacina e tempo de proteção contra a Covid-19
23/07/2021 18h10
Uma nova fase do Projeto S, do Instituto Butantan, começa na cidade paulista de Serrana neste sábado (24). O município foi escolhido para um projeto de vacinação em massa contra a Covid-19; agora, pesquisadores vão avaliar o impacto da imunização dos cidadãos com a vacina CoronaVac a longo prazo.
Leia também: Instituto Butantan entrega um milhão de doses da CoronaVac ao PNI
O novo estudo procura entender quanto dura a imunidade contra a Covid-19 obtida em indivíduos vacinados com as duas doses do imunizante, que é produzido pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Também será feita uma comparação entre a resposta imunológica de adultos e idosos.
De acordo com o Butantan, os voluntários desta etapa serão acompanhados por um ano. Para participar, é necessário ter sido imunizado no Projeto S e dirigir-se a uma das escolas participantes (veja a lista abaixo) nos dias 24, 25 e 31 de julho ou 1 de agosto, para coleta de uma amostra de sangue.
Leia também: ‘Vou melhorar algum dia?': a repórter da BBC que luta contra covid há mais de 1 ano
A imunização do Projeto S levou a uma queda de 80% nos casos sintomáticos de Covid-19 na cidade, segundo o Butantan. Internações caíram 86% e mortes, 95%.
Postos de coleta:
EE Jardim das Rosas
EE Professora Neusa Maria do Bem
EMEF Professora Dilce Gonçalves Netto França
EMEF Professor Edésio Monteiro de Oliveira
EMEF Paulo Sérgio Gualtieri Betarello
EMEF Professora Maria Celina Walter de Assis
EE Deputado José Costa
EMEF Jardim Dom Pedro I
REDES SOCIAIS