Notícias

Laurentino Gomes desaprova vandalização do Borba Gato: "sou contra essa coisa feita de forma impulsiva"

O jornalista e escritor falou sobre a estátua durante sua última participação no Roda Viva na última segunda (19)


24/07/2021 18h33

Na tarde deste sábado (24), um grupo de pessoas ateou fogo na estátua do Borba Gato, que fica localizado na Zona Sul da capital de São Paulo. Durante o último Roda Viva, o jornalista e escritor Laurentino Gomes deu sua opinião sobre a representação do bandeirante e se mostrou contrário a vandalização.

“Eu me manifestei contra [a derrubada da estátua]. Não porque goste do Borba Gato, que aliás é horrível, uma das coisas mais feias do Brasil. Mas sou contra essa coisa feita de forma impulsiva. O Brasil é um país que protege muito pouco seu patrimônio histórico, artístico e cultural. Se a gente permitir que um grupo de garotos insuflados pelas redes sociais derrubem estátuas de forma arbitrária, poderemos estar estimulando o vandalismo”, disse o jornalista na última segunda (19).

O jornalista não é contra a derrubada de estátuas, mas acredita que esse é um movimento que deve ser feito de maneira organizada. Caso contrário, muitas imagens podem ser destruídas de forma injusta. Um exemplo que ele dá é o de Tiradentes.

Leia também: Bolsonaro passeia de moto com Braga Netto no DF e, sem máscara, tira fotos com apoiadores

“No ano de sua morte, Tiradentes tinha seis escravos. Aí eu pergunto: vamos derrubar todas as estátuas dele no Brasil?”, explicou.

Projeto de Lei

Uma das formas organizadas para a retirada de estátuas pode ser a própria lei. Erica Malunguinho, deputada estadual de São Paulo pelo PSOL, protocolou um projeto para impedir homenagens a pessoas que tenham comercializado escravos.

A proposta de Malunguinho inclui a remoção de monumentos públicos, conforme diz o artigo 5° do 2° parágrafo do projeto.

"Os monumentos públicos, estátuas e bustos que já prestam homenagem a escravocratas ou a eventos históricos ligados a prática escravagista devem ser retirados de vias públicas e armazenados nos Museus Estaduais, para fins de preservação do patrimônio histórico do Estado”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças