Notícias

Anvisa cancela testes clínicos da vacina Covaxin no Brasil

Definição acontece após rompimento do contrato do imunizante entre a empresa Precisa Medicamentos e o laboratório Bharat Biotech


26/07/2021 21h49

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou os testes clínicos definitivos da vacina indiana Covaxin, nesta segunda-feira (26). O pedido para análise no país tinha sido feito pela empresa Precisa Medicamentos.

“A decisão foi tomada após avaliação técnica de que o fim da autorização da empresa Precisa para representar a vacina no país, inviabiliza o cumprimento da normativa que trata da condução dos estudos clínicos de vacinas no país” explicou a Anvisa.

Leia Mais: Bolsonaro diz que Mourão “por vezes atrapalha um pouco a gente”

A agência já tinha suspendido o estudo de forma preliminar, na última sexta-feira (23), após o rompimento da representação entre a Precisa Medicamentos e o laboratório indiano Bharat Biotech.

“O cancelamento envolve os dois processos que fazem parte de um pedido de pesquisa clínica. O primeiro é o que trata do documento de abertura do estudo, o Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM), solicitado pela Precisa Comercialização de Medicamentos. O segundo é o que trata do protocolo clínico da pesquisa, o Dossiê Específico de Ensaio Clínico (DEEC), solicitado pela Sociedade Benef Israelitabras Hospital Albert Einstein”, declarou a Anvisa.

Em nota, a agência explicou que a Precisa não possui mais autorização para representar a Bharat Biotech no Brasil, o que inviabiliza a realização do estudo. A aplicação teste das doses na população brasileira não chegou a acontecer.

Leia Também: Ministério da Saúde avalia reduzir intervalo entre doses da Pfizer, informa secretária

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças