Proibido em São Paulo nos anos 80, o skate tem conquistado mais praticantes a cada dia
O esporte foi proibido por Jânio Quadros, e liberado logo em seguida pela então prefeita Luiza Erundina
27/07/2021 15h18
O skate brasileiro entrou para a história na Olimpíada de Tóquio. Ao conquistar a prata, Kelvin Hoefler venceu a primeira medalha do país na categoria. Também no esporte, Rayssa Leal se tornou a medalhista mais jovem da história ao obter também uma medalha de prata.
Apesar da popularidade do esporte, houve uma época em que ele não era legalizado. Em 1988, o então prefeito de São Paulo Jânio Quadros (na época era filiado ao PFL, atual DEM) proibiu o esporte na capital paulista. A liberação veio em 1989, após Luiza Erundina, até então filiada ao PT, assumir a prefeitura da cidade.
Leia mais: Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, será palco de vacinação em massa contra Covid-19
Prêmio Puskás: Gol de Neymar contra Flamengo completa 10 anos
Presidente da Federação Paulista de Skate (FPS), Roberto Maçaneiro explica que a prática se popularizou em ruas com ladeiras no município. "Foram bairros bem propícios para o início da atividade", destaca.
Mesmo com a diminuição do preconceito, os skatistas ainda sofrem com a falta de locais para praticar o esporte. Grande parte das pistas públicas ficam localizadas no centro, longe da periferia. Outra parcela está tão depredada que o esporte se tornou inviável no local.
Assista à matéria do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS