Saúde mental da mulher: Pesquisa mostra como a pandemia aumentou o sentimento de culpa
Pelo menos 80% das entrevistadas pelo Instituto Bem do Estar apontam para o aumento do cansaço e da ansiedade
27/07/2021 15h22
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Bem do Estar mostrou como a pandemia da Covid-19 impactou a saúde mental das mulheres do Brasil. Pelo menos 80% das entrevistadas apontaram para um aumento do cansaço, da ansiedade e do sentimento de culpa.
O levantamento foi realizado com mais de 800 mulheres de todas as faixas etárias e regiões do país. 8 em cada 10 mulheres disseram ser mais difícil e desafiador conciliar a maternidade e a vida profissional, enquanto 6 em cada 10 estão sem ânimo para atividades.
Leia também: Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, será palco de vacinação em massa contra Covid-19
A pesquisa apontou que as mulheres mais sobrecarregadas pela dupla jornada são as casadas e empreendedoras. Isabel Marçal, coordenadora da pesquisa e diretora do Instituto Bem do Estar, afirmou que esta relação já existia antes da pandemia, e foi apenas agravada.
“Se nós fracassamos ou não conseguimos executar as tantas atribuições que colocamos para nós mulheres, vem esse sentimento de culpa e frustração”, explicou Isabel. A pesquisa concluiu que a multiplicidade de papéis impostos às mulheres é um dos principais fatores para o adoecimento psicológico feminino.
Leia também: Proibido em São Paulo nos anos 80, o skate tem conquistado mais praticantes a cada dia
Por isso, Isabel reforçou a importância da educação emocional para estas mulheres: “A pressão externa vai sempre existir, precisamos aprender a lidar com a nossa pressão interna e entender o que são esses sentimentos”.
Veja a matéria completa do Jornal da Tarde desta terça-feira (27):
REDES SOCIAIS