Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O secretário de Justiça e Cidadania de São Paulo Fernando José da Costa afirmou, na edição desta quarta-feira (28) do Manhattan Connection, que um dos grandes problemas do Brasil é a morosidade. A declaração foi feita ao ser questionado sobre o que está sendo feito no país para combater a corrupção.

“Infelizmente, um grande problema que temos no Brasil é a morosidade. Nós temos muita morosidade do Poder Judiciário, e a culpa não é só do Poder Judiciário, é de todas as entidades. Então, entre a data do fato e a data da decisão, lamentavelmente muito tempo se passa. Isso trás descrédito à Justiça, trás descrédito à aplicação de Justiça e um sentimento de que a Justiça existe, e ela existe. Primeiro, para intimidar as pessoas a não praticarem crimes. E num segundo momento, pra punir as pessoas que praticam crimes”, disse.

Fernando José declarou ainda ter profunda admiração por Sergio Moro. "Eu o conheço e digo que o Sergio moro criou uma nova forma de judicar, uma forma muito inteligente". 

"Ele cuidava de poucos processos, mas ele iniciava o processo, estudava e realizava, no máximo durante o período de um ano toda a instrução daquele processo. Então ele realizava audiências presenciais, teleaudiências. Ele criou um divisor de água em relação a aplicação da justiça e muitos magistrados passaram, a partir dali, a adotar esse sistema", explicou.

De acordo com o secretário, o método usado pelo magistrado agilizava o trabalho da justiça no Brasil. "É importante que a gente tenha uma justiça mais rápida, porque com isso a gente vai ter um sentimento de justiça e de aplicação da legislação com maior eficiência, até porque as provas, com o passar dos anos, acabam muitas vezes sendo dissolvidas", acrescentou.

Fernando José da Costa assumiu a secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo em outubro de 2020. É advogado criminalista, professor em direito penal e processual penal. Também é mestre e doutor em direito penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em direito penal pela Università Degli Studi di Sassari, na Itália.

Assista ao trecho completo:


Apresentado por Lucas Mendes, Angélica Vieira e Caio Blinder, o Manhattan Connection vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

Assista ao programa na íntegra:


Leia também: Rodízio tradicional de veículos em São Paulo será retomado na próxima segunda (2)Brasil registra desperdício próximo a zero de doses das vacinas contra Covid-19