Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Hélia Scheppa/SEI (fotospúblicas)
Reprodução/ Hélia Scheppa/SEI (fotospúblicas)

O Brasil registrou, até o momento, desperdício próximo a zero de doses das vacinas contra Covid-19. Dois motivos explicam o baixo número, a adesão do brasileiro à campanha de vacinação e a xepa para todos os grupos de pessoas com mais de 18 anos sem comorbidade.  

Uma pesquisa do Datafolha do começo do mês mostrou que 94% dos brasileiros querem se vacinar. O número se divide entre aqueles que já tomaram a primeira dose do imunizante representando 56%, e os outros 38% de quem pretende se imunizar.

Leia Mais: SP amplia horário e ocupação em comércio e serviços a partir de 1º de agosto

O Ministério da Saúde estimulava como aceitável 10% de desperdício no país. No entanto, na maioria dos estados este número é quase a metade. Na capital paulista, por exemplo, o número é 5%. Segundo os dados da Pasta, foram aplicadas 130.284.379 vacinas, sendo 93.456.578 na primeira parte da imunização, e 36.827.801 entre segunda dose ou imunizante de dose única.

A ex-coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizante) Carla Domingues explica que se aumentar o fluxo de vacinação no país, é possível que haja ainda menos desperdício. “O Brasil tem capacidade de vacinar mais 2 milhões de pessoas por dia, nós já vimos o número perto alguns dias. A gente precisa que isso [aplicação da vacina] se mantenha regular, para que a gente consiga vacinar em torno de 2 milhões de pessoas por dia. Desta forma, chegaremos até o final do ano com toda a população acima de 12 anos vacinada”, afirma.

Leia Também: Adolescentes serão vacinados após o envio da 1ª dose para adultos, diz Queiroga

Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta quarta-feira (28):