Em vídeo, STF nega que proibiu Bolsonaro de agir na pandemia: "Fake news"
"Uma mentira contada mil vezes não vira verdade!", diz Corte em postagem nas redes sociais após acusações de Bolsonaro
28/07/2021 17h10
O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou vídeo, nesta quarta-feira (28), para afirmar que não proibiu o Governo Federal de agir contra a pandemia de Covid-19. "Uma mentira contada mil vezes não vira verdade!", diz o texto da postagem, que ainda classificou a informação como "fake news".
"É verdadeiro que o STF decidiu que União, estados e prefeituras tinham que atuar juntos com medidas para proteger a população", aponta a narração. Em decisão do início de 2020, o Plenário da Corte estabeleceu que União, estados, Distrito Federal e municípios "têm competência concorrente na área da saúde pública para realizar ações de mitigação dos impactos do novo coronavírus".
Leia mais: Governo de SP vai encerrar restrições de horário e ocupação em 17 de agosto
A medida foi, por vezes, apontada por Jair Bolsonaro como um impeditivo para que o Governo Federal atuasse contra a disseminação da Covid-19 no país. "Se eu estivesse coordenando a pandemia, não teria morrido tanta gente", afirmou o presidente no último sábado (26).
Essa não é a primeira vez que o STF nega as acusações. Em janeiro, a Corte já havia divulgado nota para negar as falas de Jair Bolsonaro.
Confira o vídeo:
Leia também: Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas critica excesso dos parlamentares na CPI da Covid
REDES SOCIAIS