Notícias

Complexo da Maré começa vacinação em massa contra a Covid-19 nesta quinta (29)

Ação é uma parceria entre a Fiocruz, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a instituição Redes da Maré


29/07/2021 13h10

O Complexo da Maré, comunidade do Rio de Janeiro, começa a vacinação em massa contra a Covid-19 nesta quinta (29). O mutirão de imunização contra a doença também será realizado nos dois próximos dias. 

A ação é uma parceria entre a Fiocruz, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a instituição Redes da Maré e faz parte de uma pesquisa, em que as pessoas imunizadas serão acompanhadas durante seis meses para monitoramento dos efeitos da vacinação em larga escala e da pandemia na comunidade.

De acordo com nota da prefeitura, "o estudo na Maré também avaliará aspectos como a efetividade da vacina, medindo anticorpos e verificando a taxa de proteção direta conferida e a imunidade de rebanho (proteção indireta); a ocorrência de eventos adversos pós-vacinais nos imunizados; a transmissão e circulação de diferentes variantes; e a dinâmica epidemiológica do coronavírus no complexo de comunidades."

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Complexo da Maré possui uma população estimada em quase 140 mil moradores. O objetivo das autoridades é vacinar 30 mil voluntários entre 18 e 33 anos.

A aplicação do imunizante da AstraZeneca para o mutirão será dividida em faixas etárias: Nesta quinta-feira (29), pessoas entre 33 e 25 anos receberão uma dose da vacina; no dia 30, moradores entre 24 e 18 anos; e no dia 31, maiores de 18 anos já cadastrados poderão ser vacinados.

A vacinação ocorre nos três dias das 8h às 17h, em 121 pontos de vacinação no complexo, em clínicas da família, centros municipais de saúde, associações de moradores, escolas e na Vila Olímpica da Maré.

Leia também: Bolsonaro deu 1.682 declarações falsas ou enganosas em 2020 - quatro por dia, aponta ONGPessoas com 33 anos começaram a ser imunizadas contra a Covid-19 no Rio de Janeiro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ