Notícias

Complexo da Maré começa vacinação em massa contra a Covid-19 nesta quinta (29)

Ação é uma parceria entre a Fiocruz, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a instituição Redes da Maré


29/07/2021 13h10

O Complexo da Maré, comunidade do Rio de Janeiro, começa a vacinação em massa contra a Covid-19 nesta quinta (29). O mutirão de imunização contra a doença também será realizado nos dois próximos dias. 

A ação é uma parceria entre a Fiocruz, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a instituição Redes da Maré e faz parte de uma pesquisa, em que as pessoas imunizadas serão acompanhadas durante seis meses para monitoramento dos efeitos da vacinação em larga escala e da pandemia na comunidade.

De acordo com nota da prefeitura, "o estudo na Maré também avaliará aspectos como a efetividade da vacina, medindo anticorpos e verificando a taxa de proteção direta conferida e a imunidade de rebanho (proteção indireta); a ocorrência de eventos adversos pós-vacinais nos imunizados; a transmissão e circulação de diferentes variantes; e a dinâmica epidemiológica do coronavírus no complexo de comunidades."

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Complexo da Maré possui uma população estimada em quase 140 mil moradores. O objetivo das autoridades é vacinar 30 mil voluntários entre 18 e 33 anos.

A aplicação do imunizante da AstraZeneca para o mutirão será dividida em faixas etárias: Nesta quinta-feira (29), pessoas entre 33 e 25 anos receberão uma dose da vacina; no dia 30, moradores entre 24 e 18 anos; e no dia 31, maiores de 18 anos já cadastrados poderão ser vacinados.

A vacinação ocorre nos três dias das 8h às 17h, em 121 pontos de vacinação no complexo, em clínicas da família, centros municipais de saúde, associações de moradores, escolas e na Vila Olímpica da Maré.

Leia também: Bolsonaro deu 1.682 declarações falsas ou enganosas em 2020 - quatro por dia, aponta ONGPessoas com 33 anos começaram a ser imunizadas contra a Covid-19 no Rio de Janeiro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças