Após seis anos do incêndio que destruiu grande parte das instalações, o Museu da Língua Portuguesa foi reinaugurado no último domingo (1º), em São Paulo, com direito a reconhecimento internacional.
Estavam presentes os presidentes de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Na cerimônia, o governo português entregou ao museu a medalha de Ordem de Camões, mais recente ordem honorífica portuguesa.
Leia também: ONG marca 500 dias de ações em comunidades para ajudar famílias afetadas pela pandemia
“Estou feliz por estar nesta roda que pensa no futuro da Língua Portuguesa e no futuro das 260 milhões de pessoas”, disse Marcelo Rebelo de Sousa em discurso.
A cerimônia de abertura também contou com a interpretação do Hino Nacional por Fafá de Belém e com a presença dos ex-presidentes do Brasil Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer.
Leia também: Bolsonaro volta a atacar Barroso e acusa presidente do TSE de buscar "eleição suja"
O governador de São Paulo João Doria aproveitou o evento para falar sobre o incêndio na Cinemateca, ocorrido na última quinta-feira (29), informando que o estado irá formalizar um pedido ao governo federal para assumir o controle do local.
Veja a reportagem completa do Jornal da Tarde desta segunda-feira (2):
REDES SOCIAIS