Notícias

Bolsonaro critica taxação de grandes fortunas: "É crime agora ser rico no Brasil?"

Presidente discursou em cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica 'Água nas Escolas', em Brasília, nesta segunda (2)


02/08/2021 20h55

Em discurso nesta segunda (2), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se posicionou contra a taxação de grandes fortunas.

"Alguns querem que eu taxe grandes fortunas no Brasil. É um crime agora ser rico no Brasil? A França há poucas décadas fez isso e o capital foi para a Rússia", afirmou, durante a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica 'Água nas Escolas', em Brasília.

Leia também: "Se um dia eu errar, não precisa de impeachment; vou embora", diz Bolsonaro

No discurso, o presidente fez críticas aos governos da Argentina e Venezuela: "Escolhas erradas, populistas, demagógicas. Vendendo ilusão, prometendo paraíso. Dividir riquezas e renda. Alguém conhece algum empresário socialista? Algum empreendedor comunista?", questionou. 

"Alguns querem que se aumente a carga tributária, que se tabele preços, como a Argentina fez com a carne. O que aconteceu? [...] Não só faltou no mercado como subiu de preço", prosseguiu o mandatário.

Bolsonaro também voltou a falar sobre as eleições: "Não estou preocupado com quem se eleja ano que vem, desde que sejam eleições limpas, democráticas. [...] É um milagre a minha eleição, alguém que conhece pouco de política, não tinha nada para ser eleito, um presidente fora do padrão".

Leia também: "O outro que morreu", diz Bolsonaro ao criticar Bruno Covas por ir em estádio

"Tem gente que fala '[a urna eletrônica] é confiável, é impenetrável'. Queremos uma farsa ano que vem? Ou uma eleição marcada por suspeição. 'Ah, quem perder entra na Justiça.' Quem vai analisar o recurso em última instância? Exatamente os que tiraram 'o cara' da cadeia, que o tornaram elegível, e exatamente os que contaram os votos", prosseguiu, em referência ao ex-presidente Lula e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na última quinta-feira, em uma transmissão ao vivo, o presidente afirmou não ter provas de que houve fraude nas eleições de 2018. Há mais de um ano, ele afirma publicamente que foi o vencedor do pleito em primeiro turno. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças