Notícias

"Fomos usados de maneira ardilosa", diz reverendo que negociou vacinas em nome do governo

Amilton Gomes de Paula depõe à CPI da Covid nesta terça-feira (3)


03/08/2021 13h39

Em depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (3), o reverendo Amilton Gomes de Paula disse que acredita que foi "usado de maneira ardilosa".

Amilton é fundador de uma entidade privada chamada Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah). Ele é peça-chave para explicar o uso de intermediários pelo Ministério da Saúde. No caso, ele negociava a venda de 400 milhões de doses da AstraZeneca, mesmo após a própria farmacêutica ter informado que a venda do imunizante se daria apenas por meio de contratos diretos, sem intermediários.

A Senah é uma organização evangélica fundada em 1999, com sede em Águas Claras (DF), região próxima a Brasília. Após a fundação, a entidade desenvolveu projetos de ação sociocultural no Distrito Federal e em cidades do entorno. Com esse histórico e sem explicações, a Senah ganhou autonomia do governo para negociar a aquisição de vacinas.

"Hoje, com a série de eventos divulgados, entendemos que fomos usados de maneira ardilosa para fins espúrios e que desconhecemos. Vimos um trabalho de mais de 22 anos de uma ONG, entidade séria, voltada para ações humanitárias, educacionais, jogado na lama, trazendo prejuízo na sua credibilidade e atingindo seus integrantes nas relações profissionais e familiares", disse o reverendo.

O depoimento do religioso estava marcado anteriormente para o dia 14 de julho, mas foi adiado por questões de saúde de Amilton. Ele apresentou um atestado médico alegando problemas renais, o que foi confirmado por perícia médica do Senado.

Nesta terça, ele comparece à comissão munido de um habeas corpus concedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, que autorizou o silêncio parcial de Amilton Gomes de Paula.

Leia também: Reverendo Amilton Gomes nega estar envolvido com negociações de vacinas da Covid-19CPI da Covid quebra o sigilo de líder do governo Bolsonaro na Câmara

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças