Notícias

"Sabia que Roberto Dias estaria", diz Blanco sobre jantar com suposta oferta de propina

Tenente-coronel da reserva e ex-assessor do Ministério da Saúde, Marcelo Blanco depõe à CPI da Covid nesta quarta-feira (4)


04/08/2021 12h54

Em depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira (4), o tenente-coronel da reserva e ex-assessor do Ministério da Saúde, Marcelo Blanco da Costa afirmou que o jantar com o então diretor de Logística, Roberto Dias, em que houve a suposta oferta de propina pelas vacinas contra a Covid-19, não foi um encontro casual. 

A propina de US$ 1 por dose da AstraZeneca foi mencionada em depoimento à CPI pelo policial militar Luiz Dominghetti, que se apresentava como representante da Davati Medical Supply, que seria uma intermediária para vender 400 milhões de doses da vacina para o governo brasileiro.

O vendedor disse que em fevereiro deste ano foi levado ao restaurante Vasto, em Brasília, por Blanco. E que Dias estava lá. Segundo Dominghetti, no jantar, Dias pediu propina pelo imunizante, o que o ex-diretor nega.

Agora, Blanco que foi assessor de Dias no ministério, relatou à CPI que foi ao restaurante Vasto com Dominghetti com a intenção de encontrar Dias. Blanco, na época, já não trabalhava na Saúde. Ele disse que o objetivo dele era negociar com Dominghetti vacinas para o setor privado.

"Ele [Dias] comentou que estaria no Vasto mais tarde, à noite. Comentário natural, onde se conversa amenidades: 'Estou cansado, estou vindo de viagem, estou estressado, vou ao Vasto mais tarde’, algo desse tipo, e isso não me ocorreu no momento. Não me ocorreu no momento, passou-se, eu já tinha interesse, como está muito claro, de tratar com Dominghetti no mercado privado", afirmou o coronel.

"Eu sugiro ao Dominghetti: 'Dominghetti, aproveitando que você está, me diz estar, hospedado próximo ao Brasília Shopping, o que você acha, eu me encontro contigo lá, a gente come alguma coisa, eu trato de privado, o Roberto deverá estar no Vasto [restaurante]. Falou que estaria, eu te apresento o diretor e você pede a sua agenda. E assim se deu”, acrescentou

“Eu sabia que o Roberto estaria no Vasto. Posso ter sido inconveniente de levar o Dominghetti sem a ciência do Roberto? Posso ter sido”, completou Blanco.

Leia também: Blanco diz à CPI que foi para Ministério da Saúde por indicação de outro coronelNesta quarta, CPI ouve coronel Blanco, citado em depoimentos sobre propina por vacinas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ