Fux cancela encontro com Bolsonaro por ataques a ministros do STF: "Ofensas e inverdades"
"Quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro", disse presidente do STF após acusações de Bolsonaro a Barroso e Moraes
05/08/2021 18h50
Durante sessão no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (5), o ministro Luiz Fux, presidente da Corte, anunciou cancelamento de encontro que reuniria os chefes dos três Poderes, incluindo Jair Bolsonaro.
Em discurso, Fux citou recentes ataques do presidente aos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes: "Nos últimos dias, o presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os ministros Luís Roberto de Barroso e Alexandre de Moraes. Quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro".
O presidente ainda apontou a divulgação, por parte de Bolsonaro, de "interpretações equivocadas de decisões do Plenário". Pelas redes sociais, Bolsonaro disse que Barroso concedeu perdão judicial para José Dirceu (PT) em 2016, após o ex-chefe da Casa Civil ser condenado no caso do mensalão. O indulto foi concedido pela então presidente da República Dilma Rousseff (PT), e, ao STF, coube apenas aceitar a decisão.
Fux também disse que o chefe do Executivo "insiste em colocar sob suspeição a rigidez do processo eleitoral brasileiro".
Ao cancelar reunião com Bolsonaro, Fux apontou que "o pressuposto do diálogo entre os poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes". "Diálogo pressupõe compromisso permanente com as próprias palavras, o que infelizmente não temos visto no cenário atual", completou.
Leia mais: Randolfe cobra da PF investigação contra Bolsonaro por divulgar inquérito sigiloso
REDES SOCIAIS