Notícias

Amazônia tem 2ª pior temporada de desmatamento em cinco anos, aponta Inpe

De agosto de 2020 até o dia 30 de julho deste ano, houve alerta de desmatamento de 8.712 km² de área da floresta


06/08/2021 12h17

Segundo dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta sexta-feira (6), o acumulado de alertas de desmatamento em 2021 na Amazônia foi de 8.712 km². Esta é a segunda pior temporada em cinco anos.

A medição do desmate no Brasil considera sempre a temporada entre agosto de um ano e julho do ano seguinte por causa das variações do clima. Com essa divisão do tempo, os pesquisadores conseguem levar em conta o ciclo completo de chuva e seca no bioma, analisando como o desmatamento e as queimadas na Amazônia oscilaram dentro dos mesmos parâmetros climáticos.

De agosto de 2020 até o dia 30 de julho deste ano, houve alerta de desmatamento de 8.712 km² de área da floresta, uma área que equivale a mais que cinco vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Esse número representa uma queda de 5% em relação à temporada 2019-2020, que teve 9.216 km² de desmate.

Mesmo com a redução entre uma temporada e outra, o número continua alto e este ano tiveram alguns recordes: o primeiro semestre de 2021 teve a maior área sob alerta de desmatamento em seis anos. Foram 3.609 km² entre 1º de janeiro e 30 de junho, índice superior ao dos anos anteriores. Além do desmatamento, a Amazônia enfrentou o maior número de focos de queimadas em 14 anos para o mês de junho.

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro, e engloba a área de 8 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e parte do Maranhão.

Leia também: Coronel Ustra deixa pensão de R$ 30 mil para filhas ao se tornar um dos “marechais” do ExércitoRio registra avanço da Covid-19 e Paes se desculpa pela comunicação adotada no plano de reabertura

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças