A ativista ambiental sueca Greta Thunberg afirmou não estar surpresa com os dados divulgados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), nesta segunda-feira (9), mas destacou que ainda é possível evitar consequências piores.
“O novo relatório do IPCC não contém surpresas reais. Isso confirma o que já sabemos de milhares de estudos e relatórios anteriores - que estamos em uma emergência. É um resumo sólido (mas cauteloso) da melhor ciência disponível atualmente”, escreveu a ativista em sua conta no Twitter.
A ativista complementou, “Isso não nos diz o que fazer. Cabe a nós ser corajosos e tomar decisões com base nas evidências científicas fornecidas nesses relatórios. Ainda podemos evitar as piores consequências, mas não se continuarmos como hoje, e não sem tratar a crise como uma crise”.
Pela primeira vez o órgão Organização das Nações Unidas (ONU) dimensiona o impacto das ações humanas no aumento da temperatura na Terra. O documento divulgado pelo painel aponta que os seres humanos são responsáveis por um aumento de 1,07°C na temperatura do planeta.
Greta chamou atenção do mundo todo ao iniciar um protesto para cobrar ações de lideranças mundiais contra a mudança climática, em 2018.
Leia também: Parlamentares protestam contra o ato militar promovido por Bolsonaro
REDES SOCIAIS