Notícias

Senado aprova PL que regulamenta videochamadas entre pacientes internados e familiares

Os profissionais ficarão a cargo de decidir o momento adequado para a ligação


12/08/2021 09h52

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (11), o projeto de lei 2.136/2020, que permite que pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI), enfermarias e apartamentos, façam videochamadas com familiares.

O projeto aponta que os serviços de saúde devem permitir aos pacientes uma videochamada por dia. Os profissionais ficarão a cargo de decidir o momento adequado para a ligação, que pode ser realizada ainda que o paciente esteja inconsciente, caso tenha sido autorizada por ele próprio previamente, ou pela família.

Leia mais: Nesta quinta-feira, CPI da Covid ouve Ricardo Barros, líder do governo na Câmara

Aprovado pela Câmara dos Deputados em junho, o projeto estende a autorização para todos os pacientes internados, quando não puderem receber visitas. O texto original redigido pelo deputado Célio Studart (PV) pretendia viabilizar as chamadas apenas aos internados pela Covid-19.

De acordo com o senador Wellington Fagundes (PL), a iniciativa está de acordo com a definição da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (HumanizaSUS) da “visita aberta”. Segundo Fagundes, visa “ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação, de forma a garantir o elo entre o paciente, sua rede social e os diversos serviços da rede de saúde, mantendo latente o projeto de vida do paciente”.

Leia também: São Paulo vacina contra a Covid-19 pessoas com 23 anos nesta quinta-feira (12)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças