Notícias

Bolsonaro será investigado por divulgação de inquérito da PF, determina Moraes

Presidente publicou documentos de uma investigação em suas redes sociais na semana passada; decisão do ministro é resposta a notícia-crime enviada pelo TSE


12/08/2021 18h58

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta (12) a abertura de um inquérito para investigar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por divulgação de documentos da Polícia Federal.

A decisão é uma resposta à notícia-crime enviada a Moraes na última segunda (9) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e assinada por todos os seus ministros. O texto solicita uma apuração de possível conduta criminosa do presidente no Inquérito 4.781/DF, que investiga a divulgação de fake news, do qual o magistrado é relator. Leia a íntegra do ofício enviado ao STF aqui

Leia mais: TSE apresenta ao STF notícia-crime contra Bolsonaro por divulgação de inquérito sigiloso

Em 4 de agosto, por meio de suas redes sociais, Bolsonaro publicou documentos de um inquérito da Polícia Federal que investiga suposta invasão aos sistemas do TSE em 2018. 

Segundo o mandatário, as informações comprovariam que "o sistema eleitoral brasileiro foi invadido e, portanto, é violável". Em nota, o tribunal esclareceu que o ataque não teve qualquer influência sobre os resultados da eleição.

A decisão do ministro do STF estabelece a remoção dos links para a investigação publicados por Bolsonaro nas redes sociais e o afastamento do delegado responsável pelo inquérito. O policial e o deputado Filipe Barros (PSL-PR) também serão convocados para prestar depoimento à PF. 

Na semana passada, Moraes acatou outra notícia-crime enviada pelo tribunal, que solicitou a inclusão de Bolsonaro como investigado no mesmo inquérito, devido aos ataques ao sistema de urnas eletrônicas feitos pelo presidente.

Leia também: Alexandre de Moraes envia ofício ao TSE contra Ministro da Justiça

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças