Notícias

Governadores publicam nota de apoio ao STF e Zema, de Minas Gerais, não participa

Texto não cita nomes, mas é publicado em meio aos sucessivos ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aos ministros da Suprema Corte


16/08/2021 13h28

Governadores de 13 estados e do Distrito Federal assinaram uma nota pública em solidariedade ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em Minas Gerais, o governador Romeu Zema (Novo) não participou da manifestação.

A nota diz que o tribunal vem sofrendo "constantes ameaças e agressões". Afirma ainda que o Estado democrático de direito só existe com um poder Judiciário livre e independente.

Apesar de não haver menção direta a Jair Bolsonaro (sem partido), a iniciativa dos governadores surge em meio aos sucessivos ataques do presidente contra o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No episódio mais recente, no sábado (14), Bolsonaro afirmou que apresentará ao Senado, nesta semana, um pedido para abertura de processos contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Assinam a nota em apoio ao STF os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); da Bahia, Rui Costa (PT); do Maranhão, Flávio Dino (PSB); de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); de São Paulo, João Doria (PSDB); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); do Ceará, Camilo Santana (PT); da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); do Piauí, Wellington Dias (PT); do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); de Alagoas, Renan Filho (MDB); de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD); e do Amapá, Waldez Goés (PDT).

Veja a íntegra da nota:

Nota pública dos governadores em solidariedade ao Supremo Tribunal Federal

Os Governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões.

O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis.

No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário.

Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita.

Brasília, 15 de agosto de 2021.

Veja a reportagem completa na edição desta segunda-feira (16) do Jornal da Tarde:

Leia também: Senado Federal começa a discutir a reforma tributária nesta segunda-feira (16)Lira afirma ser um defensor da harmonia e independência entre os poderes

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças