PF prende cúpula administrativa da SEAP/RJ por suspeita de acordo com facção criminosa
Foram detidos o secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, e dois subsecretários, Wellington Nunes da Silva e Sandro Farias Gimenes
17/08/2021 15h15
A Polícia Federal prendeu nesta terça (17) o secretário e dois subsecretários de SEAP/RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro). Segundo as investigações, a cúpula administrativa da pasta negociou com o Comando Vermelho a volta de traficantes para presídios fluminenses e regalias nas cadeias.
Leia também: Valor da cesta básica em SP tem aumento e se aproxima do salário mínimo
Os alvos da operação foram o secretário Raphael Montenegro e os Wellington Nunes da Silva e Sandro Farias Gimenes. Cerca de 40 policiais federais cumpriram três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão. Os mandados foram executados na capital fluminense e nos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
Raphael Montenegro é responsável pela soltura irregular de Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o "Abelha", de 50 anos, contra quem havia mandados de prisão pendentes.
Como parte do acordo com o Comando Vermelho, criminosos presos na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, seriam transferidos para o Rio de Janeiro e ainda teriam vantagens ilícitas nas unidades prisionais fluminenses, segundo a polícia.
Batizada de Simonia, a operação policial faz referência a uma prática medieval em que detentores de cargos trocavam benefícios ilegítimos para obter vantagens indevidas.
Leia também: PGR abre investigação preliminar sobre ataques de Bolsonaro às urnas
Veja mais no Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS