Notícias

Talibã reprime protesto com violência em Jalalabad; Há pelo menos três mortos

Manifestação começou após membros do grupo extremista substituírem uma bandeira do país por uma do Talibã


18/08/2021 10h14

O grupo extremista Talibã reprimiu com violência um protesto na cidade de Jalalabad, no Afeganistão, nesta quarta-feira (18). A manifestação começou após membros do grupo substituírem uma bandeira do país por uma do Talibã. De acordo com a rede Al Jazeera, ao menos três pessoas morreram e 12 ficaram feridas. 

Um repórter da Al Jazeera afirma que ocorreram protestos nas ruas com centenas ou milhares de pessoas, que agitavam a bandeira nacional. Jalalabad fica próxima da principal fronteira com o Paquistão e foi tomada pelo grupo há quatro dias. Manifestações também ocorreram em outras regiões do país.  

A resposta violenta do Talibã ocorreu no sentido oposto da tentativa de se mostrar mais moderado. Na última terça (17), o grupo anunciou uma "anistia geral" em todo o Afeganistão e pediu às mulheres que se juntem ao seu governo, em uma tentativa de convencer a população de que mudou. 

O grupo extremista disse que todos "devem retomar sua vida cotidiana com total confiança" e pediu aos funcionários públicos que voltem a trabalhar normalmente.

Os aviões que transportavam centenas de pessoas da capital Cabul já chegaram ao Reino Unido e à Alemanha, após as nações intensificarem a retirada de pessoas do país. Os Estados Unidos afirmaram que seus aviões militares evacuaram 3.200 pessoas de Cabul, incluindo 1.100 na última terça.

Leia também: Câmara aprova volta de coligações nas eleições; proposta segue para o Senado CPI da Covid ouve advogado da Precisa Medicamentos nesta quarta-feira

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ