Notícias

São Paulo vacina contra Covid-19 adolescentes de 12 a 15 anos com comorbidades

Gestantes e puérperas também podem receber as doses. Pelo Filômetro, é possível acompanhar em tempo real a situação de espera nos postos de vacinação que estão em funcionamento na cidade


23/08/2021 08h37

Nesta segunda-feira (23), a cidade de São Paulo vacina contra a Covid-19 adolescentes de 12 a 15 anos com comorbidades, deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), gestantes e puérperas nesta faixa etária. A expectativa da prefeitura é imunizar 92 mil pessoas.

As aplicações de segunda dose para quem cumpriu o prazo do ciclo vacinal continuam normalmente.

Os adolescentes devem ser acompanhados pelo responsável no momento da vacinação. Se isso não for possível, será necessário estar com um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável. É obrigatório, no momento da imunização, apresentar comprovante de residência da capital, um documento de identificação e um que comprove a comorbidade.

Os adolescentes com deficiência permanente incluem:

Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;

Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;

Indivíduos com baixa visão ou cegueira; (Considera-se baixa visão ou visão subnormal quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20 graus no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10). Considera-se cegueira quando esses valores encontram-se abaixo de 0,05 ou o campo visual menor do que 10 graus (categorias 3, 4 e 5 do CID 10);

Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

Inicialmente, os adolescentes receberão apenas imunizantes da Pfizer, a única vacina autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a ser aplicada nesta faixa etária. O uso da CoronaVac foi negado pela agência na última quarta-feira (18). Segundo os diretores, não há dados suficientes que comprovem eficácia do imunizante contra Covid-19 na faixa etária entre 3 a 17 anos.

As datas para as próximas faixas etárias ainda não foram informadas pela Prefeitura de São Paulo.

    Toda a rede estará em operação para a vacinação da primeira ou segunda dose (D1 e D2): 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível nas AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. Confira a lista completa dos endereços aqui.

    Pelo Filômetro, é possível acompanhar em tempo real a situação de espera nos postos de vacinação que estão em funcionamento na cidade.

    Leia também: Tiroteio no aeroporto de Cabul deixa um soldado afegão morto e três feridosIncêndio em parque em SP: bombeiros seguem combatendo fogo que já dura mais de 20 horas

    ÚLTIMAS DO FUTEBOL

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

    EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

    Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

    Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

    Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças