Nesta segunda-feira (23), a cidade de São Paulo vacina contra a Covid-19 adolescentes de 12 a 15 anos com comorbidades, deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), gestantes e puérperas nesta faixa etária. A expectativa da prefeitura é imunizar 92 mil pessoas.
As aplicações de segunda dose para quem cumpriu o prazo do ciclo vacinal continuam normalmente.
Os adolescentes devem ser acompanhados pelo responsável no momento da vacinação. Se isso não for possível, será necessário estar com um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável. É obrigatório, no momento da imunização, apresentar comprovante de residência da capital, um documento de identificação e um que comprove a comorbidade.
Os adolescentes com deficiência permanente incluem:
Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;
Indivíduos com baixa visão ou cegueira; (Considera-se baixa visão ou visão subnormal quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20 graus no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10). Considera-se cegueira quando esses valores encontram-se abaixo de 0,05 ou o campo visual menor do que 10 graus (categorias 3, 4 e 5 do CID 10);
Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.
Inicialmente, os adolescentes receberão apenas imunizantes da Pfizer, a única vacina autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a ser aplicada nesta faixa etária. O uso da CoronaVac foi negado pela agência na última quarta-feira (18). Segundo os diretores, não há dados suficientes que comprovem eficácia do imunizante contra Covid-19 na faixa etária entre 3 a 17 anos.
As datas para as próximas faixas etárias ainda não foram informadas pela Prefeitura de São Paulo.
Toda a rede estará em operação para a vacinação da primeira ou segunda dose (D1 e D2): 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível nas AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. Confira a lista completa dos endereços aqui.
Pelo Filômetro, é possível acompanhar em tempo real a situação de espera nos postos de vacinação que estão em funcionamento na cidade.
Leia também: Tiroteio no aeroporto de Cabul deixa um soldado afegão morto e três feridos; Incêndio em parque em SP: bombeiros seguem combatendo fogo que já dura mais de 20 horas
REDES SOCIAIS