Notícias

Voluntários de Guaxupé (MG) poderão participar de testes clínicos da ButanVac

Nesta semana, o Butantan inicia um inquérito epidemiológico no município mineiro, que atualmente vacina a população com 28 anos ou mais; pessoas de 18 a 28 anos que não receberam nenhuma dose contra a Covid-19 poderão participar dos testes


25/08/2021 15h40

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta (25) a participação de moradores da cidade de Guaxupé (MG) nos testes da vacina ButanVac contra a Covid-19. 

O Instituto Butantan firmou parceria com a prefeitura de Guaxupé para que moradores da cidade mineira façam parte dos 5 mil e 400 voluntários para a testagem da vacina Butanvac, que começou no dia 9 de julho”, afirmou o governador paulista, João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa.

Leia também: SP anuncia 3ª dose da vacina para maiores de 60 anos a partir de 6 de setembro

"O acordo [...] levou em consideração a diferença do momento epidemiológico do município de Guaxupé em relação aos municípios próximos, inclusive do estado de São Paulo, não só do ponto de vista da epidemia, mas também da vacinação", explicou Dimas Covas, diretor do Butantan.  

A inclusão da cidade mineira foi aprovada nesta quarta pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Na próxima sexta (27), o Butantan vai iniciar um inquérito epidemiológico no município. 

"Nós vamos determinar qual é a atual incidência do vírus em Guaxupé e qual é a variante dominante para prosseguir com os estudos de vacinação. Nesta sexta-feira, 615 residências do município e de cada residência serão colhidos exames do tipo antígeno dos moradores", prosseguiu Covas. 

Atualmente, a cidade vacina a população acima de 28 anos. Participarão dos estudos os moradores com idades entre 18 e 28 anos, que ainda não receberam nenhuma dose da vacina. Segundo Dimas Covas, na segunda fase dos testes, toda a população adulta do município será elegível para participar. 

Leia também:  Butantan entrega mais quatro milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde

Desenvolvido pelo Instituto Butantan, o imunizante está em fase 1 dos estudos clínicos e utiliza tecnologia similar à da vacina da gripe produzida pela instituição. Após a conclusão dos testes, ela será submetida à aprovação da Anvisa e pode ser a primeira vacina contra a Covid-19 com fabricação 100% nacional.

Veja o trecho da coletiva de imprensa do governo paulista:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças