Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Reprodução/ Najara Araujo/Câmara dos Deputados 20210826215101_img20210826103826187med-1-1-.jpg

O Plenário da Câmara aprovou o texto-base da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 125/2011, batizada de minirreforma eleitoral, em 17 de agosto. O novo projeto prevê a volta das coligações partidárias e o voto em candidatas mulheres e negros para o legislativo federal passa a ter peso dois para distribuição de recursos entre partidos do fundo eleitoral, por exemplo. Outros destaques também foram aceitos pelos deputados.

O placar da casa foi de 347 votos favoráveis ao texto, mais do que os 308 necessários para aprovar uma PEC, com 135 votos contrários. O texto agora segue para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e análise na Casa.

Leia Mais: Em 1º turno, Câmara aprova volta de coligações partidárias e rejeita 'distritão'

Ao site da TV Cultura, a professora de ciências políticas na UFPI (Universidade Federal do Piauí) Barbara Johas avaliou as mudanças propostas pelo texto Segundo ela, a volta das coligações é um “retrocesso”.

Coligações Partidárias

O principal destaque da PEC é a volta do sistema de coligações nas eleições de vereadores, deputados estaduais e distritais e deputados federais). Na prática, as coligações funcionam como um único partido, ou seja, permitem a votação por meio de legendas. Com isso, políticos de diferentes partidos se juntam em um único bloco durante o período eleitoral.

A coligação permite que partidos de menor expressão, com poucos recursos, consigam maior tempo de propaganda eleitoral, por exemplo, além de receberem parte do fundo partidário repassado no ano eleitoral.

Leia Também: Bolsonaro mantém as Emendas de Relator na Lei Orçamentária de 2022

Aprovada na Câmara, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) previa um valor de R$ 5,7 bilhões para o fundo eleitoral. O texto foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no começo de agosto, e ainda não há previsão de qual será a quantia para as eleições de 2022.

“É um alinhamento político estratégico dos partidos, não têm preocupação com a qualidade da democracia ou da representatividade político-partidária em relação aos interesses da população. O retorno das coligações parece estar muito mais alinhado à preocupação do fundo eleitoral, pois quanto maiores forem as legendas, mais a coligação vai ter acesso aos recursos financeiros”, afirma a professora.

O recurso da coligação partidária em eleições proporcionais chegou a ser extinto em 2017, em outra minirreforma eleitoral.
A regra passou a valer no pleito municipal de 2020, e apenas os partidos que garantiram ao menos 1,5% dos votos válidos em 2018 tiveram direito ao fundo e ao tempo de propaganda.

O fim das coligações na última eleição municipal mostrou o aumento da candidatura feminina. A regra obrigou cada partido a reservar 3 em cada 10 vagas de vereador para mulheres. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 556.033 pedidos de registro de candidatura, 186.144 foram de mulheres. O número representa apenas 33,48% dos candidatos.

“Na medida em que os partidos precisam construir suas próprias listas, as minorias têm mais poder de negociação dentro dos seus partidos internamente. Elas têm que disputar internamente, é uma disputa difícil, mas é uma disputa de menor monta. A disputa em uma grande coligação vai ser difícil, por conta dos confrontos de interesses políticos”, afirma Barbara Johas.

A professora ainda ressalta outros pontos considerados problemáticos da PEC. “As coligações batem de frente com a ideia da representação política”, defende.

“A ideologia partidária e a possibilidade de sucesso nas eleições é o que vale mais . As coligações demonstram fragilidade dos programas ideológicos dos partidos. Do ponto de vista de propostas dos partidos, é incoerente. Isso também está relacionado ao fato de que nós temos um sistema bastante fragmentado, o número de legendas é gigantesco. Muitos têm pouquíssimos representantes eleitos, eles acabam ganhando peso por causa desses arranjos da reforma eleitoral”, afirma.

Leia Mais: Lideranças religiosas, políticas e empresariais publicam manifesto em defesa do sistema eleitoral brasileiro

Os mais prejudicados, segundo a professora, são os eleitores. A população vota a partir de identificações com projetos e ideologias; as coligações permitem a entrada de representantes com agendas políticas diferentes daquelas que foram apresentados ao eleitor. Ela destaca, também, que existe a possibilidade de distorção da representação democrática, já que o cidadão pode receber como resultado do processo eleitoral algo muito diferente do que ele gostaria.

Para Barbara, o fato é problemático do ponto de vista dos direitos políticos do cidadão, pois o formato e a estrutura podem levar o brasileiro ao erro. “Ao erro não porque escolheu errado, mas por conta do formato. O resultado político concreto, aqueles que vão assumir as cadeiras dentro do Legislativo, pode ser bastante diverso daquele produzido pela eleição. É uma maneira de ludibriar o cidadão”, completa.

Motivações políticas

A aprovação da PEC após extinção em 2017 tem como pano de fundo o fortalecimento do Centrão com a aproximação do presidente Jair Bolsonaro, a ida de Ciro Nogueira ao Ministério da Casa Civil e os olhos voltados à eleição de 2022. Para a cientista política, há um interesse dos partidos em aumentar as chances de sucesso eleitoral em 2022.

Leia: “Eu nasci de lá”, afirma Bolsonaro sobre o Centrão

“As coligações são uma forma de fortalecer os partidos maiores. Também é uma estratégia de fortalecer o centrão, não só para fortalecer do ponto de vista financeiro, mas também agregar diferentes nomes de oposição ao possível nome que a esquerda está tentando construir para 2022. O nome a ser colocado na próxima eleição com uma segunda candidatura de Jair Bolsonaro, ou outro nome que agrade o Centrão e a direita em um acordo. Permitir o retorno das coligações têm a ver com projetar exatamente a construção dessa frente ampla para disputar as eleições de 2022”, ressalta.

Votos em mulheres e negros

Outro destaque aprovado pelos deputados foi a mudança na contagem dos votos em mulheres e negros. O texto prevê o cálculo seja feito em dobro a candidatas e a negros para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2022 a 2030. A medida é para fins de distribuição entre os partidos políticos dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (Fundo Eleitoral).

No entanto, o voto em uma candidata negra, por exemplo, não poderá ser contado em dobro duas vezes. Segundo a professora, a medida pode ser interessante do ponto de vista geral, mas gera preocupação. "É interessante a proposta, mas ela é muito mais figurativa e ilustrativa do que uma intenção verdadeira de transformar e ampliar a representação feminina e negra".

Votação no Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse a jornalistas que a Casa votará contra a PEC. Pacheco defendeu o processo eleitoral atual, com eleições proporcionais para a escolha de vereadores e deputados. O senador ressaltou que enviará o texto à CCJ, e o órgão ficará responsável por elaborar um parecer e levá-lo a plenário.

Para que a PEC seja válida na eleição de 2022, o Senado Federal precisa votar o parecer até o final de outubro. No entanto, ainda não há data definida para discussão em plenário.

Confira também: "Não podemos questionar a lisura e legitimidade da eleição de 2022", afirma Rodrigo Pacheco