Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

Sob o comando de Vera Magalhães, o Roda Viva desta segunda-feira (6) recebeu a escritora Conceição Evaristo. Na entrevista, ela falou sobre sua candidatura para uma vaga na Academia Brasileira de Letras em 2018

Evaristo se candidatou para uma cadeira na ABL para desafiar a falta de representatividade negra e feminina, apesar de ter recebido apenas 1 voto, a disputa gerou incômodo por parte dos participantes. Na ocasião, Cacá Diegues se elegeu com 22 votos, Pedro Corrêa do Lago, neto de Oswaldo Aranha, recebeu 11.

Leia também: “Fico muito feliz com a nova geração”, diz Conceição Evaristo sobre quem a inspira

“Com todo respeito que eu tenho à Academia, mas ela tem que tomar cuidado, porque senão perde o bonde da história. Eu tenho uma resposta [sobre se candidatar novamente] fechada sobre isso, eu acho que como da primeira vez, a Academia não aceitaria minha a minha candidatura. Eu prefiro pensar que outras mulheres negras, outros homens negros, sujeitos indígenas, outras representações literárias deveriam se candidatar. O que eu tinha de fazer eu já fiz”, ressaltou.

A escritora ainda afirmou que não recebeu telefonemas e apoio dos participantes da ABL e dos concorrentes para a vaga. Ela afirma que sua candidatura “incomodou muito” os membros da academia.

Assista ao trecho:

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conceição Evaristo tem Mestrado em Literatura Brasileira, na PUC-Rio, e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.

Ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura, em 2015, é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira atual. Autora, entre outras obras, de "Becos da Memória", Olhos D'Água" ,"Insubmissas Lágrimas de Mulheres" e o romance "Ponciá Vicêncio", desde o ano passado faz parte do Conselho Editorial organizado pela Companhia das Letras para coordenar o relançamento da obra de outra importante escritora brasileira: Carolina de Jesus.

Leia também: Conceição Evaristo comenta preservação do texto original em 'Quarto de Despejo'

Participaram da bancada de entrevistadores Elisa Lucinda, atriz e escritora; Paulo Werneck, apresentador do podcast 451 MHz; Adriana Ferreira Silva, redatora-chefe da revista Marie Claire; Ana Cristina Rosa, jornalista e colunista de Opinião da Folha de S.Paulo; Pedro Henrique França, jornalista, diretor e roteirista.

O Roda Viva vai ao ar às segundas, às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

Assista ao programa na íntegra: