Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

Sob o comando de Vera Magalhães, o Roda Viva desta segunda-feira (6) recebeu a escritora Conceição Evaristo. No programa, ela comentou a polêmica ao redor de correções ortográficas na obra 'Quarto de Despejo', de Carolina Maria de Jesus

Leia também: Alexandre de Moraes atende a pedidos da PGR de proteção contra atos antidemocráticos

“Em termos do Conselho, todas nós já tínhamos esse pensamento elaborado sobre a não intervenção no texto de Carolina, tanto do ponto de vista da ortografia, da gramática e do conteúdo. Uma corrente defende a correção, outra corrente acha que o texto de Carolina tem que fluir, eu vejo várias maneiras de ler Carolina, o conselho propõe um jeito de ler Carolina, que é uma maneira nova, por isso causa certo incômodo. Carolina é múltipla e pode ser lida de várias formas", disse a escritora, que foi coordenadora da reedição do livro.

A escritora ainda afirmou que a obra de Carolina de Jesus possibilita uma reflexão sobre como as classes populares utilizam a língua portuguesa. "Os sujeitos indígenas se apropriam da língua portuguesa de uma forma, como o sujeito do interior, o sujeito da capital, o jornalista. Então, há essa maneira de se apropriar da língua portuguesa, e que tem, inclusive muito a ver com a condição social do sujeito. A gente queria conservar essa dinâmica de Carolina, como Carolina se apropriou da língua portuguesa", defendeu. 

Assista ao trecho completo:

Participaram da bancada de entrevistadores Elisa Lucinda, atriz e escritora; Paulo Werneck, apresentador do podcast 451 MHz; Adriana Ferreira Silva, redatora-chefe da revista Marie Claire; Ana Cristina Rosa, jornalista e colunista de Opinião da Folha de S.Paulo; Pedro Henrique França, jornalista, diretor e roteirista.

Leia também: Lula faz pronunciamento sobre feriado de 7 de setembro e critica Bolsonaro

Ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura, em 2015, é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira atual. Autora, entre outras obras, de "Becos da Memória", Olhos D'Água" ,"Insubmissas Lágrimas de Mulheres" e o romance "Ponciá Vicêncio", desde o ano passado faz parte do Conselho Editorial organizado pela Companhia das Letras para coordenar o relançamento da obra de outra importante escritora brasileira: Carolina de Jesus.

Assista ao programa íntegra: