STF diz que Fux se manifestará sobre atos do 7 de setembro nesta quarta
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atacou o Supremo Tribunal Federal em seus discursos; ministro Alexandre de Moraes foi um dos principais alvos
08/09/2021 09h10
O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que seu presidente, o ministro Luiz Fux, se manifestará nesta quarta-feira (8), na abertura da sessão da Corte, prevista para as 14h, sobre os atos do 7 de setembro.
Em discursos para apoiadores nesta terça-feira (7) em Brasília e em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atacou novamente o Supremo e fez ameaças aos integrantes da Corte, em especial ao ministro Alexandre de Moraes, que é o relator do inquérito das fake news, no qual Bolsonaro é investigado.
Durante ato na Avenida Paulista, em São Paulo, Bolsonaro citou Moraes nominalmente: “Sai, Alexandre de Moraes, deixa de ser canalha. Deixe de oprimir o povo brasileiro, deixe de censurar o seu povo brasileiro”, disse Bolsonaro no ato. “As ordens de Alexandre de Moraes, esse presidente não obedecerá mais […] Não vamos mais admitir que pessoas como Alexandre de Moraes continuem a açoitar a nossa democracia e desrespeitar a nossa constituição”, declarou.
Mais cedo, em Brasília, desta vez sem citar nomes, o presidente disse que ou o ministro se "enquadra" ou "esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos".
"Não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica da região dos três poderes continue barbarizando a nossa população. Não podemos aceitar mais prisões políticas no nosso Brasil. Ou o chefe desse poder enquadra o seu ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos", afirmou.
Leia também: “Povo brasileiro quer paz e segurança”, diz Sergio Moro sobre 7 de setembro; Eduardo Leite diz que é erro manter Bolsonaro no poder
REDES SOCIAIS