Notícias

Augusto Aras diz que tensão entre os poderes configura “conflito permanente”

O procurador-geral da República falou sobre os ataques ao STF e ressaltou a importância da harmonia entre executivo e judiciário


09/09/2021 10h17

Augusto Aras defendeu, na última quarta-feira (8), que a harmonia entre os poderes legislativo, executivo e judiciário é fundamental para a independência de cada um deles. Em pronunciamento, o procurador-geral da República disse que, sem o respeito, “o equilíbrio transfigura-se em conflito permanente”.

O discurso foi feito no início da sessão Plenária do Supremo Tribunal federal (STF), onde o ministro Luiz Fux também falou. O presidente da Casa repudiou as ameaças de Jair Bolsonaro (sem partido), e disse que “ninguém fechará esta corte”.

Leia mais: Inflação atinge 0,87%, maior taxa para um mês de agosto em 21 anos

STF remarca julgamento de ações que questionam política armamentista de Bolsonaro

Em suas falas, Aras ressaltou que o Ministério Público federal (MPF) trabalha pela ordem tanto jurídica como democrática, e afirmou que “não há estabilidade e legitimidade fora dela”. Para ele, as discordâncias devem ser tratadas com respeito à Constituição.

O PGR concluiu que quando os conflitos “vão além de manifestações críticas, merecendo alguma providência, hão de ser encaminhadas pelas vias adequadas, de modo a não criarem constrangimentos e dificuldades, quiçá injustiças, ao invés de soluções”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças