Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Joel Santana/Pixabay
Joel Santana/Pixabay

Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que a renda média do brasileiro caiu 9,4% durante a pandemia de Covid-19. 

Com aumento do desemprego e alta nos preços dos alimentos, os mais afetados pela crise econômica são os mais pobres, segundo o levantamento. A renda da metade dos brasileiros que ganham menos caiu 21,5%.

Leia também: Bolsonaro alerta para desabastecimento se ato de caminhoneiros não acabar neste domingo (12)


A menor perda de renda foi registrada entre os 10% mais ricos da população: a queda para essa parcela ficou em 7,16%. Já para as mulheres com jornada dupla, que trabalham e cuidam dos filhos, a queda nos rendimentos foi de 10,35%, contra 8% dos homens.

"Há um agravamento da situação econômica geral e a conta desse agravamento recaiu sobretudo, embora não somente, nos trabalhadores", explica o sociólogo Angelo Del Vecchio.

Leia também: Estado de São Paulo registra recorde de vacinação contra a Covid-19 em um dia

O cenário desalentador revelado pela pesquisa é resultado de dois principais fatores: a inflação, que beira os 10% no acumulado dos últimos 12 meses, e o desemprego, que atinge quase 15 milhões de brasileiros.

"A inflação dos pobres está 3 pontos percentuais acima do que dos grupos de renda mais alta. Quando olhamos para a metade mais pobre, o desemprego ganha mais impacto, é mais da metade da perda de renda", afirma Marcelo Neri, diretor da FGV Social.

"A gente tem que adotar programas sociais mais robustos, mais bem direcionadas para os mais pobres, com fontes de financiamento sustentáveis. E por outro lado, a gente precisa de retomada da economia", completa Neri. 

Saiba mais na reportagem do Jornal da Tarde: