Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

A CPI da Covid, através de uma quebra de sigilo, teve acesso a mensagens do lobista Marconny Albernaz de Faria, apontado como um intermediário da Precisa Medicamentos, e mostram que ele mantinha relações com o núcleo familiar e advogada do presidente Jair Bolsonaro. As mensagens foram divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo. 

O material obtido pela comissão mostra que diversos eventos foram realizados na casa de Marconny, em Brasília, como churrascos e passeios de lancha. A maior proximidade dele era com a Ana Cristina Valle, ex-mulher de Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do presidente, e a advogada Karina Kufa.

A Precisa Medicamentos é um dos principais alvos das investigações da CPI da Covid por suspeita de irregularidades nas negociações na compra da vacina indiana Covaxin. O Ministério da Saúde optou por encerrar o contrato de R$ 1.6 bilhão para a compra de 20 milhões de doses do imunizante.

Todas as informações foram obtidas em conversas de WhatsApp de Marconny e pessoas ligadas a Bolsonaro. A quebra de sigilo aconteceu a pedido do Ministério Público Federal do Pará.

Leia também: Investigados pela CPI da Covid foram ao Ministério da Saúde ao menos 71 vezes durante a pandemia

Ana Cristina não se pronunciou sobre as novas informações. Em nota, Kufa disse que nunca escondeu a amizade com Marconny, mas alega que as mensagens obtidas pelos senadores foram distorcidas.

Mensagens trocadas

A relação entre o lobista e Kufa era bem próxima. Em uma das mensagens, de maio de 2020, a advogada aceita o convite para dar uma volta de lancha. "Borá andar de lancha???", diz Marconny. Em seguida ela responde com três mensagens: "Bom dia"; "Vamos!"; "To precisando tirar a tensão da cabeça".

Em outra oportunidade, Maconny também marcou consultas de médico para a advogada e até disse que iria com ela em uma delas. "Marquei pra manhã seu médico às 17h. Vou com vc!!!", afirmou em uma mensagem de junho de 2020.

Leia também: Após dois dias de manifestações, rodovias de Rondônia seguem com fluxo normal

Com relação a Ana Cristina, as mensagens mostraram que a ex-esposa do presidente chegou a almoçar na casa de Marconny em pelo menos uma ocasião.

Além disso, O lobista a convidou, em agosto de 2020, para ir ao casamento da advogada Anna Carolinna Noronha, filha do ministro e ex-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) João Otávio Noronha: "Marque na sua agenda"; "Casamento da Filha do min Noronha"; "Já falei com o Renan"; "Quero que venha"; "Vai ser toppp!!!"; "Só a nata da corte .... muito selecionado".

Relação com Jair Renan

A empresa Bolsonaro Jr Eventos e Mídia, de Jair Renan, foi aberta com ajuda de Marconny. Segundo mensagens, conversas sobre o tema começaram no dia 17 de setembro de 2020.

“Bora resolver as questões dos seus contratos!! Se preocupe com isso. Como te falei, eu e o William estamos a sua disposição para ajudar te ajudar”, escreveu Marconny Albernaz, segundo transcrições.

“Show irmão. Eu vou organizar com Allan a gente se encontrar e organizar tudo”, respondeu o filho de Jair Bolsonaro. Em seguida, Renan diz que precisa abrir processo para registrar a marca no INPI e abrir o MEI como microempreendedor.

Marconny na CPI

O depoimento de Marconny na CPI da Covid está marcado para quarta-feira (15). A comissão ainda não definiu quem prestará depoimento na quinta (16). O depoimento da advogada Karina Kufa estava previsto para ocorrer nesta semana, mas ainda não houve concesso se ela será ouvida ou não.