Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Senado
Reprodução/Flickr Senado

Em depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira (15), o advogado Marconny Nunes Ribeiro Albernaz de Faria negou ser lobista da Precisa Medicamentos ou que tenha atuado para obter contratos junto ao governo federal.

O advogado disse que, caso fosse lobista, seria "péssimo" na atividade. Isso porque, segundo Marconny, ele não conseguiu transformar suas relações sociais em bons negócios. Também declarou que sua renda condiz com seu patrimônio e citou que tem apenas um apartamento financiado em 30 anos e um veículo ano 2012.

"Se eu fosse lobista, eu seria um péssimo lobista porque jamais fui capaz de transformar minhas relações sociais em contratos e resultados econômicos milionários conforme divulgado falsamente pela imprensa. Nunca recebi dinheiro público. Meu patrimônio condiz com minha renda", argumentou.

Marconny declarou que teve contato por 30 dias com a Precisa Medicamentos em 2020. As conversas, segundo ele, se deram pelo whatsapp e se referiam a sondagens que a Precisa fez para ele assessorar politicamente a empresa em tratativas de vendas de testes rápidos da Covid-19 para o Ministério da Saúde.

"Nunca me envolvi em compra de vacina. No início da pandemia, fui sondado para assessorar tecnicamente a Precisa. Tinha como objetivo a aquisição de testes rápidos para a detecção da Covid-19. Como a concorrência já estava em andamento, não participei da análise do edital, apresentação da proposta. Houve uma mudança na diretriz do Ministério da Saúde que optou pela testagem por outros meios, e a aquisição foi cancelada pelo próprio MS. Não houve tratativas, pagamentos de valores, vantagem a mim ou qualquer outra pessoa", afirmou. "Tudo não passou de conversa de whatsapp, que durou aproximadamente 30 dias", completou.

À CPI, ele explicou o que seria a "assessoria política" que prestaria para a Precisa: "Politicamente e tecnicamente. Como naquela época a gente estava vivendo uma pandemia, um lockdown, eles precisavam de um parecer técnico, de um cenário político, de viabilidade, dentro de uma situação para ver se tinha possibilidade de acontecer tal negócio", afirmou.

"Eu fazia uma análise de estudo de viabilidade política e técnica. Como conheço o cenário de Brasília, eu conheço a política de Brasília", acrescentou.

A comissão do Senado investiga a suposta atuação de Marconny na negociação que resultou no contrato bilionário do Ministério da Saúde com a Precisa para a venda da vacina indiana Covaxin. O negócio acabou cancelado por suspeita de irregularidade.

Leia também: CPI da Covid ouve advogado apontado como lobista da Precisa MedicamentosFacebook sabe que Instagram é risco para saúde mental de adolescentes, diz jornal