Notícias

Quase 6 milhões de eleitores tiveram os títulos cancelados desde 2018, relata Justiça Eleitoral

Os dados não contaram com os eleitores que se ausentaram nas eleições de 2020 devido à pandemia da Covid-19


15/09/2021 14h59

Quase 6 milhões de eleitores, incluindo cidadãos que votam no exterior, tiveram os títulos cancelados no Brasil desde 2018, mostram dados da Justiça Eleitoral. O estado de São Paulo registrou 1.034.998 cancelamentos.

O cancelamento do título pode acontecer quando o eleitor não comparece à votação e não justifica a ausência por três eleições consecutivas, por motivo de falecimento ou por não comparecer à revisão do eleitorado.

O Tribunal de Justiça Eleitoral suspendeu a medida para quem não votou e não justificou a ausência nas eleições de 2020, o que excluiu os eleitores que estavam nesta situação durante a pandemia. Por isso, o número de títulos cancelados poderia ter sido maior.

Caso as obrigações eleitorais do cidadão não estejam de acordo com as normas, não é possível votar, tomar posse de um concurso público, obter passaporte ou CPF, imposto de renda, entre outros.

Leia mais: Marconny Faria nega ser lobista da Precisa Medicamentos: "Eu seria péssimo"Pesquisador afirma que economia está longe de estar normalizada

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças