Notícias

Governo federal pede novos estudos sobre retorno do horário de verão

Apesar de ter pedido a análise, o Ministério de Minas e Energia diz não acreditar que a medida ajudaria a enfrentar a atual crise energética


16/09/2021 11h00

O Ministério de Minas e Energia (MME) pediu ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) novos estudos sobre o retorno do horário de verão, extinto em 2019 por decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na ocasião, o mandatário alegou que, como cidadão, sempre teve “receio” da continuidade do horário de verão e que decidiu acabar com a medida devido a pesquisas de opinião que mostraram que 70% da população brasileira era contra o decreto.

Apesar de ter solicitado a análise, o MME diz não acreditar que a medida ajudaria a enfrentar a atual crise energética do país. 

“A contribuição do horário de verão é limitada, tendo em vista que, nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período diurno”, afirmou o ministério na nota. “Assim, no momento, o MME não identificou que a aplicação do horário de verão traga benefícios para redução da demanda”, acrescentou.

No pedido, a pasta alega que a investigação é para analisar a volta do horário de verão “à luz da atual conjuntura de escassez hídrica”. A medida teria sido tomada em resposta a pressões do setor econômico.

Órgãos e instituições relacionadas ao clima e ao meio ambiente também defendem a volta do horário de verão, como Instituto Clima e Sociedade (ICS), Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e Iniciativa Energética Internacional (IEI), que alegaram que a medida é necessária para a economia brasileira.

O MME disse ainda que tem estudado iniciativas que visam o deslocamento do consumo de energia elétrica dos horários de maior consumo para os de menor, de forma a otimizar o uso dos recursos energéticos disponíveis no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Leia também: Estado Islâmico promove diversos ataques terroristas no IraqueInspiration4, da SpaceX, dará uma volta completa na Terra em apenas 90 minutos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças