Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Arquivo Nacional dos Países Baixos
Reprodução/Arquivo Nacional dos Países Baixos

Uma das maiores enxadristas do mundo nos anos 1970, Nona Gaprindashvili, está processando a Netflix depois de afirmar que há falsas acusações e tom “sexista e de menosprezo” feitos em um comentário da série “O Gambito da Rainha”.

A cena do seriado que faz referência à enxadrista e que está sendo usada no seu processo de acusação envolve o maior campeonato da trama. “A única coisa incomum sobre ela, realmente, é seu sexo, e mesmo isso não é único na Rússia”, entoa o locutor, enquanto uma mulher assistindo à partida entra em cena. “Há Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens”. No momento, a estrela da série, Beth Harmon, interpretada por Anya Taylor-Joy, enfrentava uma partida de xadrez com os principais campeões russos na Moscou dos anos 1960.

Por essa sequência, Nona espera receber US$5 milhões por punição e indenização por difamação. Além disso, a enxadrista deseja a remoção da fala na produção do streaming.

De acordo com a ação legal, Gaprindashvili, que agora tem 80 anos e mora em Tbilisi, enfrentou 59 homens, incluindo 28 em uma partida simultânea, além de 10 Grandes Mestres na época em que a série foi ambientada (1968).

“O Gambito da Rainha", baseada no romance de Walter Tevis de 1983, foi descrita pela Netflix como sua maior série limitada de script de todos os tempos. A série ganhou dois Globos de Ouro no início deste ano e recebeu 18 prêmios Emmy e indicações.

“Eles estavam tentando fazer esse personagem fictício que estava abrindo caminho para outras mulheres, quando na realidade eu já havia desbravado o caminho e inspirado gerações”, disse Gaprindashvili em entrevista ao The New York Times. "Essa é a ironia."

Leia mais:Pintura nunca vista de Van Gogh é descoberta em Amsterdã;Brasileira morre de fome e sede em travessia entre os Estados Unidos e o México