Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Van Gogh Museum
Reprodução/Van Gogh Museum

Um desenho a lápis de um homem sentado exausto com as mãos apoiando o rosto foi identificado como um trabalho de Vicent Van Gogh feito em meados de 1882. Nomeado de Study for ‘Worn Out’, o Museu Van Gogh de Amsterdã publicou que a descoberta ilumina o início da carreira do artista quando viveu em The Hague, uma época menos conhecida do que seus anos em Paris ou no sul da França.

Van Gogh descreveu os detalhes da pintura em uma carta enviada ao seu irmão Theo e ao seu amigo Anthon van Rappard. Na época, ele nutria ambições de ser ilustrador de revistas para ter seu próprio dinheiro e ser menos dependente do irmão.

O desenho está em uma coleção particular na Holanda desde 1910. Ele estará em exibição no museu de sexta-feira até 2 de janeiro, após o qual será devolvido ao proprietário.

Em um ano normal, o museu recebe até 300 pedidos de pessoas que acreditam ser donos de um Van Gogh perdido. Porém, poucos chegam até a instituição e uma minoria é considerada verdadeira.

“Como um centro de conhecimento dedicado ao trabalho de Vincent van Gogh e seus contemporâneos, estamos muito satisfeitos com esta descoberta, com a qual novamente fizemos justiça ao nosso campo de especialização. É muito raro um novo trabalho ser atribuído a Van Gogh. Estamos orgulhosos de poder compartilhar este desenho inicial e sua história com os visitantes do nosso museu”, disse o diretor do museu, Emilie Gordenker, em nota.

Leia mais: Pioneira enxadrista processa Netflix por falsas acusações em 'O Gambito da Rainha'Brasileira morre de fome e sede em travessia entre os Estados Unidos e o México