Notícias

Apagão no RJ, SP e MG não tem relação com crise hídrica, informa a ONS

Segundo Operador Nacional do Sistema Elétrico, queda de energia se deu por um desligamento numa Subestação. Haverá apuração para determinar as causas


19/09/2021 14h21

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou neste domingo (19) que o apagão que afetou cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais na noite deste sábado (18) não tem nenhuma relação com a crise hídrica do país. A causa foi um “desligamento total” da Subestação de Rocha Leão. O local pertence a Furnas, que também admitiu a falha.

“As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento”, detalhou Furnas.

O ONS também afirmou que entrou em ação para “proteção diferencial de barras do setor de 138 kV”. Isso fez com que as cidades cariocas e mineiras sofressem com a falta de energia.

Agora, as entidades avaliarão as causas do ocorrido e determinar se o “desligamento total” foi um problema técnico ou um erro humano.

Leia também: Google homenageia Paulo Freire no dia que o educador completaria 100 anos

No Rio de Janeiro, 13 cidades das regiões dos Lagos e Serrana relataram apagão na noite do sábado. Já em Minas Gerais, pelo menos 62 municípios registraram a queda de energia.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças