Notícias

Apagão no RJ, SP e MG não tem relação com crise hídrica, informa a ONS

Segundo Operador Nacional do Sistema Elétrico, queda de energia se deu por um desligamento numa Subestação. Haverá apuração para determinar as causas


19/09/2021 14h21

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou neste domingo (19) que o apagão que afetou cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais na noite deste sábado (18) não tem nenhuma relação com a crise hídrica do país. A causa foi um “desligamento total” da Subestação de Rocha Leão. O local pertence a Furnas, que também admitiu a falha.

“As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento”, detalhou Furnas.

O ONS também afirmou que entrou em ação para “proteção diferencial de barras do setor de 138 kV”. Isso fez com que as cidades cariocas e mineiras sofressem com a falta de energia.

Agora, as entidades avaliarão as causas do ocorrido e determinar se o “desligamento total” foi um problema técnico ou um erro humano.

Leia também: Google homenageia Paulo Freire no dia que o educador completaria 100 anos

No Rio de Janeiro, 13 cidades das regiões dos Lagos e Serrana relataram apagão na noite do sábado. Já em Minas Gerais, pelo menos 62 municípios registraram a queda de energia.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ