Notícias

67% da população reduziu consumo de carne e 46% de laticínios, aponta pesquisa

Inflação nos alimentos fez 85% da população mudar a lista de compras nos supermercados


20/09/2021 14h40

Uma pesquisa DataFolha divulgada nesta segunda-feira (20) mostrou que 85% dos brasileiros reduziram o consumo de algum item alimentício desde o início de 2021. Os produtos com maior taxa de corte foram a carne de boi, bebidas e laticínios. Para substituir, o consumidor passou a comprar mais ovo.

De acordo o levantamento, 67% dos brasileiros cortaram o consumo de carne vermelha; 51% o de refrigerantes e sucos, 46% o de leite, queijo e iogurte; e 41% de pão francês, pão de forma e outros pães.

Com uma taxa menor de redução estão os produtos básicos, como arroz, feijão e macarrão. O consumo caiu 34%, 36% e 38%, respectivamente.

Para substituir esses itens básicos da alimentação, o brasileiro está comprando mais ovo. O estudo aponta que 50% das pessoas aumentaram o consumo do produto. Carnes de frango e porco também estão substituindo a carne de boi, porém, numa escala menor.

Leia também: Bolsonaro come na rua em NY; Cidade exige comprovante de vacinação para locais fechados

A principal causa dessa mudança nas compras no supermercado se deve a inflação, que em 12 meses está próximo de 10%. Mas se focar apenas em alimentos, a taxa chega a 17%, com maior impacto no arroz (33%), carnes (31%), ovos (14%) e leites e derivados (12%).

Atualmente, 19 milhões de brasileiro estão em situação de fome no Brasil, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). Os número praticamente dobraram em comparação a 2018, quando 10,3 milhões de pessoas estavam nessa situação.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ