Notícias

Morte de adolescente em SP não é relacionada à vacina da Pfizer, conclui Anvisa

Agência consultou investigação sobre evento adverso e reafirmou que benefícios do imunizante superam significativamente os riscos


21/09/2021 09h22

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou na noite desta segunda-feira (20) que não há relação causal entre a morte de uma adolescente de 16 anos de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, em 2 de setembro, com a vacina da Pfizer contra a Covid-19.

A jovem morreu oito dias depois de ter tomado a primeira dose do imunizante. A agência se reuniu com técnicos da Secretaria da Saúde de São Paulo e do Ministério da Saúde para investigar o caso.

Na última sexta-feira (17), após investigação conduzida por 70 especialistas, a Secretaria da Saúde do estado já havia afirmado que não é possível apontar a vacina da Pfizer como causa da morte da jovem, que sofria de uma doença autoimune “rara e "grave", denominada púrpura trombótica trombocitopênica (PTT).

Em nota, a Anvisa informou que notificará a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as investigações para avaliação quanto a qualquer possível sinal de segurança.

Por fim, a agência afirmou manter sua posição acerca dos benefícios das vacinas e de sua importância no combate à pandemia. “Até o momento, os achados apontam para a manutenção da relação benefício versus risco para todas as vacinas autorizadas no Brasil, ou seja, os benefícios da vacinação excedem significativamente os seus potenciais riscos”, disse a Anvisa.

O Ministério da Saúde, sob o comando de Marcelo Queiroga, mencionou a morte da jovem ao recomendar a interrupção da vacinação de adolescentes sem comorbidades. Nesta segunda, entretanto, Queiroga, que está em Nova York, disse que “não dá para estabelecer uma vinculação”.

Leia também: Caixa começa a pagar 6ª parcela do auxílio emergencial a trabalhadores fora do Bolsa FamíliaCovid-19: São Paulo aplica 3ª dose em imunossuprimidos com mais de 18 anos e idosos acima de 80

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças