Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @arenasambodromo/Jose Cordeiro/SPTuris
Reprodução/Instagram @arenasambodromo/Jose Cordeiro/SPTuris

Com o avanço da vacinação contra Covid-19 no país, as expectativas para a realização e comemoração do Carnaval de 2022 em fevereiro estão altas para as prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em julho deste ano, a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) assinou contrato com a prefeitura do Rio por quatro anos e confirmou a festa. 

Leia também: Carnaval 2022: Veja as datas do feriado

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo também se mostrou disposta a planejar a festa com responsabilidade. O anúncio do planejamento foi feito após o prefeito da cidade de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) afirmar que deve liberar a festa de Réveillon e o Carnaval de 2022.

Conheça os enredos das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro para o carnaval de 2022:

São Paulo

Acadêmicos do Tucuruvi

A escola vai para o carnaval de 2022 com o enredo “Carnavais…De lá pra cá o que mudou? Daqui pra lá o que será?”, desenvolvido pelos carnavalescos Dione Leite e Fernando Dias. “O samba não acabou nem vai acabar, sou resistência e você tem que respeitar”, diz parte do enredo dos compositores Diego Nicolau, Marcelo Chefia, Rodrigo Minuetto, Rodolfo Minuetto e Leonardo Bessa.

Veja o vídeo de lançamento do enredo:

Colorado do Brás

A escritora Carolina Maria de Jesus, autora do livro “Quarto de Despejo”, será a homenageada do enredo “Carolina — A Cinderela Negra do Canindé”, da Colorado. Escute o samba desenvolvido por Thiago Sukata, Turko, Rafa do Cavaco, Claudio Mattos, Maradona, Valêncio, Luan e Thiago Meiners:

Mancha Verde

A escola Mancha Verde levará o enredo “Planeta Água” para o Anhembi em 2022. O samba foi composto por Marcio André Filho, Marcelo Lepiane, Lico Monteiro, Rafael Ribeiro, Richard Valença, João Perigo, Solano Mota, Leandro Thomaz, Telmo JB, Lanza Muniz Moraes e Rosali Carvalho.

Tom Maior

“O Pequeno Príncipe no Sertão” é o enredo da Tom Maior para o desfile de 2022. Jairo Roizen, Morganti, Sukata, Valêncio, Nelson Valentim, Tubino, Jadson Fraga, Luan, Alexandre Gordão, Claudinho, Meiners e Victor Alves são os compositores. Ouça o samba na voz de Gilsinho:

Unidos de Vila Maria

Dudu Nobre, Zé Paulo Sierra e Diego Nicolau assinam o samba “O mundo precisa de cada um de nós. A Vila é porta-voz”, da Unidos de Vila Maria para o próximo carnaval. Ouça o enredo do carnavalesco Cristiano Bara:

Acadêmicos do Tatuapé

A escola de samba do Tatuapé homenageia o Preto Velho no enredo “Preto Velho conta a saga do Café num Canto de Fé”. O samba da escola será assinado por Turko, Claudio Russo, Valter Filho, Maradona, Silas Augusto, Rafa do Cavaco, Luis Jorge, Fabiano Tenor, Mike Candido, Luiz Fernando Ramos e Dominguinhos do Estácio.

Dragões da Real

O cantor e compositor Adoniran Barbosa será homenageado no enredo “Adoniran” da Dragões da Real em 2022. Os compositores são: Thiago SP, Léo do Cavaco, Renne Campos, Marcelo Adnet, Darlan Alves, Rodrigo Atração, Alemão do Pandeiro, Alfredo Rubinato, Paulo Senna, André Carvalho e Tigrão. Ouça:

Vai-Vai

A Vai-Vai levará o enredo “Sankofa” para o próximo carnaval, olhando para o Império Axante e para o pássaro negro sankofa. Veja o vídeo de lançamento do enredo do carnavalesco Chico Spinoza:

Gaviões da Fiel

O carnavalesco Paulo Barros levará ao Anhembi o enredo “Basta!”, abordando racismo, opressão, violência e mais. Os compositores são: Grandão, Sukata, Jairo Roizen, Morganti, Guinê, Xérem, Claudio Gladiador, Ribeirinho, Claudinho, Meiners, Japonês da Moóca, Julhyan, Luciano Costa, Felipe Yaw, Marcelo Adnet, Fadico, Júnior Fionda, Lequinho, Fábio Palácio (Mentirinha), Leonel Querino, Altemir Magrão, Marcelo Valente, Sandro Lima e Rodrigo Dias. Ouça o samba:

Mocidade Alegre

A Morada do Samba levará o samba “Quelémentina, Cadê Você?” para o próximo carnaval homenageando a sambista Clementina de Jesus. Ouça o samba dos compositores Márcio André, Fabiano Sorriso, China da Morada, Marquinho, Biel, Lucas Donato, Daniel Katar, Bello e Marcelo Valencia:

Águia de Ouro

“Afoxé de Oxalá – No Cortejo de Babá" será o enredo da Águia de Ouro em 2022, inspirado na música “No Cortejo de Baba/Afoxé de Oxalá”, ijexá composta pelo historiador e professor Luiz Antônio Simas. Ouça:

Barroca Zona Sul

A Barroca levará o enredo “A Evolução está na sua fé... Saravá, seu Zé!”, assinado por Pixulé, Marcos Thiago, Sukata, Luan, Thiago Meiners, Morganti, Jairo Roizen e Emerson Franco. Ouça o samba na voz do intérprete Pixulé:

Rosas de Ouro

Godoi, Luciano Godoi, Diego Nicolau, André Ricardo, Marcelo Adnet, Douglas Chocolate, Jacopetti, Cacá Mascarenhas, Liso, Antonio Júnior, Hudson Luiz e Andréia Araújo são os compositores do enredo “Sanitatem”, da Rosas de Ouro. Veja o clipe oficial do samba de 2022 da escola:

Império de Casa Verde

A escola abordará a comunicação através dos tempos e ainda fará uma homenagem ao humorista e influenciador Carlinhos Maia em “O Poder da Comunicação - Império, o Mensageiro das Emoções”. Entre os compositores estão Samir Trindade, André Diniz, Cláudio Russo, Diego Nicolau, Darlan Alves, Fabiano Sorriso e Marcelo Casa Nossa. Confira o enredo pelo intérprete Carlos Júnior:

Rio de Janeiro

Imperatriz Leopoldinense

A Imperatriz levará o enredo “Meninos, eu vivi... Onde canta o sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine” para a Sapucaí, em homenagem ao carnavalesco Arlindo Rodrigues, morto em 1987. Para 2022, Rosa Magalhães será a carnavalesca. 

Estação Primeira de Mangueira

O enredo “Angenor, José & Laurindo” da Mangueira e do carnavalesco Leandro Vieira realizará uma homenagem tripla: Angenor, Cartola e Jamelão. A Verde e Rosa escolheu o samba da parceria formada por Moacyr Luz, Pedro Terra, Bruno Souza e Leandro Almeida.

Leia também: Escolas campeãs da última década do carnaval do Rio de Janeiro

Acadêmicos do Salgueiro

A Salgueiro leva o enredo “Resistência” para o carnaval de 2022, do carnavalesco Alex de Souza, e abordará a luta de pessoas pretas no Brasil. O samba é da autoria da parceria formada por Demá Chagas, Pedrinho da Flor, Leonardo Gallo, Zeca do Cavaco, Joana Rocha, Renato Galante e Gladiador.

São Clemente

O humorista Paulo Gustavo, que faleceu em maio de 2021 pela Covid-19, será o homenageado do enredo “Minha Vida é uma Peça!” da São Clemente. Desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins, o enredo será dividido em cinco partes. O samba campeão é uma composição coletiva de Cláudio Filé, James Bernardes, Arlindinho Neto, Braguinha, Colaço, Marcus, Lopes, Caio, Tinguinha, Danilo, Gustavinho, Kaike Vinicius e Igor Leal.

Unidos do Viradouro

Trazendo alegria e esperança, a Viradouro vai para a Sapucaí em 2022 com o enredo “Não há Tristeza que possa Suportar tanta Alegria”, desenvolvido pelos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon. 

Beija-Flor de Nilópolis

O carnavalesco Alexandre Louzada desenvolveu o enredo “Empretecer o Pensamento é Ouvir a Voz da Beija-Flor” para exaltar a memória e o trabalho intelectual do povo preto” na Sapucaí em 2022. 

Paraíso do Tuiuti

“Ka Ríba Tí Ye - Que Nossos Caminhos se Abram” vai ser o enredo da Tuiuti no próximo carnaval. Ele foi desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros e simboliza o “respeito às nossas origens e aos ensinamentos dos orixás”.

Portela

Os carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage desenvolveram o enredo “Igi Osè Baobá”, que conta a história da árvore de origem africana Baobá que representa resistência. O samba da parceria formada por Wanderlei Monteiro, Vinicius Ferreira, Rafael Gigante, Bira, Edmar Jr, Paulo Borges e André do Posto 7 foi escolhido.

Mocidade Independente de Padre Miguel

A Padre Miguel traz o enredo "Batuque ao Caçador”, dedicado aos ritmistas de ontem, de hoje e de sempre que compõem a alma da escola. Ele foi desenvolvido pelo carnavalesco Fabio Ricardo. A comissão julgadora escolheu o samba assinado pelos compositores Carlinhos Brown, Diego Nicolau, Richard Valença, Orlando Ambrósio, Gigi da Estiva, Nattan Lopes, JJ Santos e Cabeça do Ajax.

Unidos da Tijuca

“Waranã - A Reexistência Vermelha” será o enredo da Tijuca na Sapucaí em 2022. Ele foi desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos e aborda a história indígena ao falar da história do guaraná. Agremiação do Morro do Borel levará para o Sambódromo a composição assinada por Anderson Benson, Eduardo Medrado e Kleber Rodrigues.

Acadêmicos do Grande Rio

Os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora desenvolveram “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu” para o próximo carnaval. O enredo abordará o s fundamentos africanos do orixá. O samba é da parceria formada por Gustavo Clarão, Arlindinho Cruz, Jr. Fragga, Claudio Mattos, Thiago Meiners e Igor Leal.

Unidos de Vila Isabel

O enredo da Vila Isabel para 2022 será “Canta, canta, minha gente! A Vila é de Martinho!”. Desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, a letra homenageará o cantor, compositor e escritor Martinho da Vila. A escola escolheu o samba criado pela parceria que reúne dois dos maiores vencedores da Escola: é de André Diniz e Evandro Bocão, além de Dudu Nobre, Professor Wladimir, Marcelo Valença, Leno Dias e Mauro Speranza.