Notícias

Seis dicas para combater o estresse diário


23/09/2021 14h30

Dia Mundial do Combate ao Estresse

O dia 23 de setembro foi considerado como o Dia Mundial do Combate ao Estresse com o objetivo de alertar a sociedade sobre hábitos que geram estresse. O Ministério da Saúde define o problema como uma reação natural do organismo.

Sintomas

O estresse afeta o dia a dia da população. Os sintomas mais comuns são: tensão muscular, batimentos cardíacos acelerados, insônia, desgaste físico, dor no estômago, respiração ofegante, aumento da pressão arterial de forma súbita, boca seca, entre outros.

Causas

Muitos fatores podem determinar o estresse, mas a mudança de rotina, o excesso de notícias durante a pandemia, o cenário econômico, frustrações, problemas familiares, pressão no trabalho ou na escola aumentam o sintoma.

Veja imagens: Webstory: Seis dicas para combater o estresse diário

Combate

1. Ajuda profissional 

O estresse pode ser combatido com ajuda psicológica. Caso o problema atrapalhe o dia-a-dia, o mais indicado é procurar um profissional para entender quais são as causas que aumentam o estresse.

2. Caminhada 

Fazer caminhada e exercícios físicos ajuda no controle e diminuição do estresse, pois auxilia nas funções cardiovasculares e libera o hormônio endorfina, que dá a sensação de bem estar e relaxamento.

3. Exercícios de respiração 

Exercícios de respiração e práticas como meditação e ioga auxiliam na prevenção e diminuição do estresse. O controle da respiração faz o ritmo cardíaco desacelerar, gerando a sensação de tranquilidade ao corpo.

4. Sono 

Fazer a higiene do sono, ou seja, ter uma boa noite de sono e dormir na quantidade certa, contribui para diminuição do estresse. Evitar luzes, telas de aparelhos, estar em um ambiente confortável e usar roupas confortáveis ajudam em uma boa noite de sono.

5. Alimentação 

A alimentação é fundamental para uma vida mais saudável. O estresse pode levar à perda de nutrientes e vitaminas, por isso é importante repor com comidas certas. O importante é consumir alimentos ricos em vitaminas B e C, além de consumir verduras e frutas.

6. Aceitação

Aceitar o que não pode mudar também é uma forma de diminuir o estresse. Algumas vezes não é possível alterar uma realidade, e isso pode causar mais irritabilidade.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ