Cinco unidades federativas já ultrapassaram a média histórica de queimadas para setembro
As causas do alto número em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Distrito Federal são, em sua maioria, humanas
23/09/2021 10h24
Quatro estados brasileiros, além do Distrito Federal, já quebraram suas médias históricas de fogo neste setembro. Mesmo antes do mês acabar, as cinco unidades federativas ultrapassaram o número médio de queimadas para o período desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a contabilizar os números em 1998.
As causas do alto número em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Distrito Federal são, em sua maioria, humanas. No entanto, o aumento foi intensificado diretamente pela seca, decorrente da crise hídrica pela qual o Brasil passa no ano de 2021.
Leia mais: CPI da Covid ouve Danilo Trento, suspeito de envolvimento no caso Covaxin
Neymar defende Lucas Paquetá e dispara: “o famoso ‘Joga bonito’ está acabando”
Em SP, as queimadas já ocasionaram redemoinhos de fogo e terra, fenômeno que não foge da normalidade no estado para a época. Cerca de 20 unidades de conservação foram atingidas pelos incêndios em MG. No DF, uma área de 14.064 hectares de mata foi incendiada.
Nove cidades baianas apresentaram focos de incêndio no início dessa semana. Enquanto isso, no PI, o fogo é 44,2% maior do que a até então média histórica, mesmo faltando uma semana para o fim do mês.
REDES SOCIAIS