Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Senado
Reprodução/Flickr Senado

Nesta terça-feira (28), a CPI da Covid ouve a advogada Bruna Mendes Morato, responsável por ajudar médicos da Prevent Senior a elaborar um dossiê com denúncias envolvendo o plano de saúde. O depoimento está marcado para as 10h.

A documentação compilada pela advogada foi entregue à comissão do Senado e aponta irregularidades cometidas pelo plano de saúde durante a pandemia de Covid-19, como a ocultação de óbitos pela doença e a prescrição do chamado “kit covid”, com remédios sem eficácia contra a doença, como a hidroxicloroquina e a azitromicina.

As denúncias serão apuradas pelo Ministério Público de São Paulo, que criou uma força-tarefa para cuidar do caso. Os documentos obtidos pela CPI devem ser enviados ao órgão para ajudar nas investigações.

Senadores da comissão querem apurar se os pacientes da Prevent Senior foram usados como “cobaias humanas” em um estudo realizado pelo plano de saúde sem a autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Durante a pesquisa realizada pela Prevent, ao menos nove pessoas morreram ao se tratar com os medicamentos, mas apenas duas tiveram óbitos documentados, de acordo com os médicos do plano de saúde.

Na última quarta-feira (22), a CPI ouviu o diretor-executivo da empresa Pedro Benedito Batista Jr. Em seu depoimento, ele chegou a admitir alteração da CID em prontuários médicos, mas negou as acusações contidas no dossiê, que classificou de "fraudulento". Os senadores querem agora esclarecer os detalhes do documento junto a representante dos médicos e confrontar os dados.

"Terça-feira nós vamos ter aqui a advogada do grupo dos médicos da Prevent Senior que fizeram aquela denúncia. Ela deve vir acompanhada de algum dos médicos. Nós vamos poder confrontar tudo aquilo que foi dito pelo diretor-executivo da Prevent Senior que, inclusive, tentou colocar toda a responsabilidade do que aconteceu nas costas dos profissionais médicos", disse o senador Humberto Costa, autor do requerimento de convocação da advogada.

Leia também: Auxílio Emergencial 2021: Beneficiários do Bolsa Família com NIS final 8 recebem 6ª parcelaSão Paulo aplica 3ª dose contra Covid-19 em idosos acima de 70 anos nesta terça-feira