PF cumpre mandados contra esquema de sonegação de impostos de R$ 678 milhões
Batizada de "Blindagem Metálica", investigação tem como alvo empresas de produção e reciclagem de alumínio que emitam notas fiscais simulando compras e vendas
28/09/2021 13h53
Juntamente do Ministério Público Federal e da Receita Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (28) a Operação Blindagem Metálica, com o objetivo de desarticular uma estrutura de empresas voltadas para a prática dos crimes de sonegação fiscal, falsidade ideológica e outras fraudes tributárias.
As investigações apontam que empresas, conhecidas como “noteiras” e “blindadoras”, emitiam notas fiscais inidôneas, simulando compra e venda de sucata de alumínio e alumínio bruto, com a finalidade de gerar créditos fiscais fictícios às empresas do grupo principal investigado.
Leia também: Chega a 33 o número de funcionários da Vale resgatados em mina subterrânea no Canadá
Até o momento, em decorrência das fraudes tributárias investigadas, foram identificadas sonegações fiscais que atingiram a soma de, aproximadamente, R$ 678 milhões.
Participam da deflagração 280 policiais federais que cumprem 55 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Taubaté. Os trabalhos estão sendo executados em endereços de São Paulo, Pindamonhangaba, cidades da região metropolitana de Sorocaba, Mogi Mirim, São José dos Campos, além de outros estados como Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina e Minas Gerais.
Leia também: Advogada diz à CPI que médicos da Prevent que não seguissem protocolos da empresa eram punidos
Veja a reportagem completa do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS