Vulcão Cumbre Vieja: Encontro da lava com o mar levanta nuvem tóxica nas Ilhas Canárias
Espanha declarou La Palma, no arquipélago da ilha, área de desastre, por conta dos estragos provocados pela atividade vulcânica
29/09/2021 18h58
A Espanha declarou La Palma, no arquipélago das Ilhas Canárias, área de desastre, por conta dos estragos provocados pela erupção do vulcão Cumbre Vieja. Conforme era previsto por especialistas, a lava chegou ao oceano por volta das 23h de terça-feira (28).
O choque da lava com a água salgada levantou uma nuvem tóxica que cobriu parte da ilha. Por segurança, as autoridades proibiram o acesso num raio de quatro quilômetros do vulcão e do lugar onde a lava tocou o oceano.
Faz dez dias que o Cumbre Vieja entrou em erupção, depois de 50 anos sem qualquer atividade.
Leia Também: Atividade vulcânica de Cumbre Vieja pode estar no fim, indicam especialistas
Cerca de 85 mil pessoas vivem na ilha. Seis mil foram retiradas das áreas de risco e estão alojadas em abrigos. No entanto, a população toda sofre com os efeitos.
Em torno de 500 casas foram completamente engolidas pela lava e outras centenas estão em áreas que se tornaram inabitáveis. O turismo não tem tempo previsto pra ser retomado. Mais de 30% dos postos de trabalho ligados à agricultura foram comprometidos.
Veja imagens da erupção do vulcão na matéria que foi ao ar esta quarta-feira (29) no Jornal da Tarde:
Leia Também: Chance de tsunami atingir o Brasil é remota, dizem especialistas sobre vulcão Cumbre Vieja
REDES SOCIAIS